ABRIL AZUL SJB

Covid-19: Baixa cobertura vacinal em crianças preocupa e Saúde faz alerta

Entre os jovens com menos de 12 anos, apenas 3,7% receberam as três doses do imunizante, desde o início da vacinação

Por Exclusivo RJ em 12/03/2024 às 15:28:26

Foto: César Ferreira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta para a baixa cobertura vacinal contra a Covid-19, em crianças. Entre os jovens com menos de 12 anos, apenas 3,7% receberam as três doses do imunizante, desde o início da vacinação. Lembrando que, dos 5 aos 11 anos, a terceira dose não é obrigatória.

O município aguarda a remessa fornecida pela Secretaria de Saúde do Estado do imunizante Pfizer Baby, que é aplicado em crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Enquanto isso, a vacinação está sendo feita com a Coronavac, que é aplicada para crianças a partir dos 3 anos. O ciclo de imunização da Coronavac é de um mês para a segunda dose e quatro meses para a terceira. Uma nova entrega da Pfizer Baby será feita na próxima quinta-feira (14), com a vacina voltando a ser aplicada na Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (15) e, nos demais postos, a partir da segunda (18).

Desde 2023, a vacina da Covid-19 está disponível para crianças a partir de 6 meses de idade. O esquema vacinal completo é composto por três doses para esse público. Entre crianças de 6 meses e 2 anos de idade, apenas 3% completaram o ciclo de três aplicações. No universo de 3 a 4 anos, apenas 2,9% completaram a cobertura vacinal. Já entre as crianças de 5 a 11 anos, 56% receberam as duas aplicações recomendadas.

O assessor técnico de Imunizações da SMS, Leonardo Cordeiro, faz um chamamento para a população não deixar de se vacinar. "O objetivo é a população não relaxar, porque a Covid é perigosa. Então, se a população não se prevenir corre um sério risco de termos um aumento no número de casos e, consequentemente, de internações e óbitos. Com isso, o município disponibiliza postos de vacinação, funcionando com horário estendido na Secretaria de Saúde, além de postos aos finais de semanas e feriados", disse Leonardo.

Para a vacinação das crianças de 6 meses a 4 anos, a Secretaria de Saúde disponibiliza quatro postos, sendo um com horário estendido:
Campos Shopping – 9h às 16h
Cidade da Criança – 8h30 às 13h
Clínica da Criança – 9h às 18h
Secretaria Municipal de Saúde — 8h30 às 20h

Para a vacinação de idosos, gestantes, puérperas e pessoas imunocomprometidas e demais grupos prioritários, os postos são:
Campos Shopping – 9h às 16h
Clube da Terceira Idade – 9h às 16h
Secretaria Municipal de Saúde – 8h30 às 20h
UBS Tócos – 9h às 15h
UBSF Parque Prazeres – 9h às 15h
UPH Travessão – 9h às 15h

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários