ABRIL AZUL SJB

Rio terá Semana de Conscientização do Ceratocone

Por Exclusivo RJ em 04/04/2024 às 19:03:43

O Governador Claudio Castro sancionou nesta quarta-feira (03), a Lei nº 10.307/24 que inclui no Calendário Oficial do Estado a "Semana Estadual de Conscientização do Ceratocone". A data deverá ser realizada, anualmente, na terceira semana do mês de junho. A proposição é de autoria do deputado estadual Danniel Librelon.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, o ceratocone é uma doença da córnea tipo ectasia, na qual a córnea aumenta sua curvatura de forma irregular e assume formato de cone. Esta alteração causa astigmatismo com irregularidade, o que leva a distorção das imagens.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil, podendo afetar ambos os olhos de maneira assimétrica, ou seja, de formas diferentes entre um e outro.

Segundo o autor da lei, apesar do número de brasileiros terem a doença ela ainda é muito desconhecida para grande parte da população o que nos traz um cenário de grande desinformação.

"A nossa lei, prevê exatamente ao contrário. Ela prevê que na Semana Estadual de Conscientização seja realizada Campanha de Ações Preventivas com informações sobre as principais causas e sintomas da doença, as faixas etárias de maior incidência, assim como os cuidados básicos com higiene. Além disso, também queremos promover e capacitar profissionais da área da saúde. Ou seja, informar, capacitar para prevenir, é sempre o melhor caminho, defendeu o parlamentar.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários