ABRIL AZUL SJB

Ziraldo morre aos 91 anos, no Rio

O criador de "O Menino Maluquinho", também foi um dos fundadores do jornal "O Pasquim"

Por Exclusivo RJ em 06/04/2024 às 18:52:48

Morreu aos 91 anos, neste sábado (6), no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio, por volta das 15h, o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê". A informação foi confirmada pela própria família.

Ziraldo, nos anos 1960, foi um dos fundadores do jornal "O Pasquim", um dos principais veículos a combater o regime militar no Brasil. Ele também era chargista, caricaturista e jornalista.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), onde passou a infância. Mais velho de uma família com sete irmãos, foi batizado a partir da combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo). Leitor assíduo desde a infância, teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos de idade, em 1939, no jornal "A Folha de Minas".

Iniciou a carreira nos anos 1950, na revista "Era uma vez...". Em 1954, passou a fazer uma página de humor no mesmo "A Folha de Minas" em que havia estreado.

Em 1957, formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte. No mesmo ano, entrou para o time das revistas "A Cigarra" e, depois, "O Cruzeiro". Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo, sua namorada havia sete anos. Tiveram três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio.

Fonte: Redação

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários