ABRIL AZUL SJB

Prefeitura entrega Museu Casa Quissamã totalmente revitalizado nesta sexta (24)

Por Exclusivo RJ em 23/11/2023 às 16:30:15

Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Quissamã, através das secretarias de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer e Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, concretiza mais um trabalho para preservação da memória e história do povo quissamaense. A partir das 19h, o Museu Casa Quissamã será entregue totalmente restaurado. O evento terá as apresentações da Banda União Quissamaense, Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino e uma visitação guiada.

O investimento é de mais de R$ 600 mil. Reforma do telhado geral, troca de forro com instalação de manta, pintura da parte interna e externa, com emassamento, reforma de esquadria, reforma de instalação hidro sanitária, reforma das grades do entorno do museu e parte externa, revisão de toda parte elétrica, reforma geral de dois sanitários da parte externa, com colocação de piso, louça, pintura e instalação elétrica, são algumas das intervenções promovidas no prédio do Museu.

"Investimos na preservação da cultura do nosso município. Essa revitalização é mais um serviço para a manutenção do patrimônio histórico. O Museu Casa Quissamã é um importante equipamento, que recebe muitos turistas, que ficarão ainda mais felizes com essa reforma", disse a prefeita Fátima Pacheco.

Construída em 1826, a "Casa Rosa", como é conhecida, é um dos principais pontos culturais e turísticos do município e foi residência do primeiro Visconde de Araruama e de seu filho, o Visconde de Quissamã. No início da sua história, a então Fazenda Quissamã hospedou o Imperador D. Pedro II, Princesa Isabel e Duque de Caxias. Seu jardim possui um dos poucos baobás existentes no Brasil. No Rio de Janeiro, existem apenas três deles: no Jardim Botânico da capital, na Ilha de Paquetá e em Quissamã.

"É um sentimento de felicidade inaugurar a reforma do Museu Casa Quissamã, que passou por uma grande intervenção na área externa e interna. Essa é mais uma obra que promovemos para manter os nossos espaços culturais preservados. Ações com impacto direto na promoção do turismo", comentou a secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas.

O Museu Casa Quissamã funciona às quartas, quintas e sextas, de 10h às 16h; e sábado, domingo e feriado, de 10h às 14h.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários