Trier Calcados

Caminhada pela Paz reúne autoridades no combate a violência contra a Mulher

Centenas de pessoas aderiam à manifestação que seguiu da Praça São Salvador ao Jardim do Liceu

Por Exclusivo RJ em 25/03/2023 às 12:21:57

Foto: César Ferreira

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar e valorizar as mulheres, a Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, promoveu neste sábado (25) a "Caminhada pela Paz". O ato foi iniciado na Praça São Salvador e seguiu até o Jardim do Liceu. A Caminhada aconteceu com o apoio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) e do programa Esporte Vida. O evento contou com a participação da primeira-dama Tassiana Oliveira, da subsecretaria de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, e da delegada da Deam, Madeleine Dykeman.

Durante a "Caminhada Pela Paz", as pessoas, em sua maioria mulheres, gritavam palavras de ordem, como "Lugar de Mulher é onde ela quiser". Também foram exaltados os nomes de Letycia e Flaviana, mulheres campistas que foram assassinadas por seus companheiros no início deste mês. No fim da caminhada, já no Jardim do Liceu, os participantes tiveram um momento de descontração com aula de dança.

Para a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, mobilizações como esta reforçam que o combate a violência contra mulher é um dever de todos. "Para diminuir as estatísticas, a gente precisa estar unido. A missão não é só do município e nem das forças de segurança pública. Trabalhar com prevenção e educação, antes da repressão, é um caminho para a diminuição da violência.", disse.

A primeira-dama Tassiana Oliveira falou sobre a união da sociedade e o papel do município no combate a violência contra as mulheres. "Toda a sociedade precisa se unir para quebrar essa cultura antiga de violência contra as mulheres. Wladimir sabe da importância disso, tanto que no início do governo ele implantou a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres. Com isso, a gente tem hoje o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Mercedes Baptista (Ceam), que faz um trabalho incrível de enfrentamento à violência.", disse.

"Nós entendemos que só a repressão não é suficiente. A ação preventiva, com informação e educação, somada a ação de combate da Deam, pode trazer bons resultados. A população precisa entender que todos nós precisamos juntar forças para combater esse mal que tanto assombra as mulheres", disse a delegada Madeleine Dykeman, titular da Deam.

A aposentada Shirzete Maciel fez questão de participar da caminhada. Para ela, os agressores precisam ser punidos com mais rigor. "Nós não somos objetos dos homens. As mulheres são guerreiras, trabalham, cuidam da família e não merecem nenhum tipo de violência. Nós vamos até o fim para que eles paguem pelos crimes de forma mais rápida e mais eficaz. A gente precisa viver em paz.", disse a aposentada.

Centro Especializado de Atendimento à Mulher Mercedes Baptista (Ceam)

O Ceam oferece atendimento psicossocial às mulheres que sofreram violência, incluindo psicoterapia, em local adequado para acolhimento, com equipe capacitada e sensibilizada sobre a questão da violência de gênero. Possui espaços elaborados para terapia individual, terapia em grupo, triagem psicossocial, oficinas de trabalho, palestras e reuniões. Conta também com uma brinquedoteca para as atividades de acolhimento para as crianças que acompanham as mães durante os atendimentos. O Ceam fica na Rua dos Goytacazes, 257, no Parque Turfe Clube.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
ABRIL AZUL

Comentários