ABRIL AZUL SJB

Centro de Práticas Integrativas completa um ano

Mais de 10 mil atendimentos foram feitos no espaço, que promove atividades como acupuntura, pilates, yoga e dançaterapia

Por Exclusivo RJ em 03/02/2023 às 18:37:18

Profissionais de saúde e pacientes atendidos no Centro Municipal de Práticas Integrativas se reuniram na manhã desta sexta-feira, 3, para comemorar um ano de funcionamento do espaço, que funciona na sede de São João da Barra. Durante o período foram realizados mais de 10 mil atendimentos a servidores públicos municipais, idosos acima de 60 anos, pacientes dos programas de saúde mental e pessoas em situação de vulnerabilidade e com necessidades especiais.

O Centro, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve atividades como acupuntura, pilates, osteopatia, quiropraxia, ventosaterapia, yoga, ozonioterapia, arterapia, dançaterapia, musicoterapia, homeopatia e fitoterapia, além de atendimento psicológico, acessíveis ao público-alvo mediante encaminhamento médico da rede pública. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

O evento marcou também o Dia Mundial das Práticas Integrativas e Complementares, celebrado em 27 de janeiro, e contou com palestras, depoimentos de pacientes e aulão de dançaterapia.

"Nossa intenção, ao criarmos este espaço, foi de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção em saúde, ajudando na conquista da qualidade de vida que é o caminho para uma população mais saudável", definiu a secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés. "Trabalhamos para promover o autocuidado e estimular o desenvolvimento pessoal, ajudando na redução de medicamentos controlados e no controle da dor", explicou a coordenadora do Centro Municipal de Práticas Integrativas, Daniela Del Rio.

O Centro ajudou a transformar a vida do arquivista Cláudio Damião Oliveira Araújo, 59 anos, morador da Sede, que sobreviveu com sequelas em 2020 a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) após 18 dias em coma. Ele começou o tratamento no espaço há um ano e continua se dedicando à sua recuperação com a ajuda de sessões de acupuntura, ozonoterapia e fisioterapia. "Cheguei aqui em uma cadeira de rodas, muito debilitado, e a cada dia me sinto melhor. É preciso ter paciência, perseverança, força de vontade e, acima de tudo, vontade de viver. Agradeço muito a essa equipe maravilhosa que vem ajudando na minha reabilitação", contou o servidor municipal, que hoje já consegue andar.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários