Trier Calcados

Artesãos recebem Carteira Nacional

Solenidade de entrega aconteceu na Secretaria de Turismo na segunda, dia 15

Por Exclusivo RJ em 16/08/2022 às 11:25:03

Os artesãos de Rio das Ostras receberam nesta segunda-feira, 15 de agosto, as Carteiras Nacionais, que reconhece a atividade como profissão, numa solenidade no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com a presença do coordenador do Programa de Artesanato do Estado, Marcel Vasconcellos.

Cerca de um mês depois do cadastro realizado no Município, 41 artesãos já estão de posse das Carteira e já podem contar com os benefícios como a participação em feiras e eventos realizados pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), divulgação do trabalho e projetos destinados somente aos artesãos, descontos em lojas para compra de matéria-prima, ações de qualificação e acesso a microcréditos especiais.

O coordenador Marcel, além de parabenizar os artesãos, colocou mais uma vez a Secretaria de Estado de Turismo, responsável pelo Programa de Artesanato no Rio, à disposição para atender as necessidades dos profissionais locais. "Nosso compromisso é conhecer a realidade dos Municípios e atender às necessidades dos artesãos. E é fundamental a parceria com a Secretaria Municipal de Turismo porque é aqui que se conhece as demandas de vocês", disse.

A solenidade também contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira, e do diretor da Casa de Cultura e do Museu de Sítio, Rodrigo Pontes, representando a presidente da Fundação de Cultura, Cristiane Regis. Em seu pronunciamento, Rodrigo disponibilizou o Projeto de Mentoria Artística, oferecido pela Fundação, que trabalha com a identidade da Cidade junto aos artesãos.

Emocionada, a secretária Aurora falou sobre a satisfação de ver o resultado de um trabalho que começou há três anos. "Ver vocês recebendo a Carteira Nacional do Artesão é a certeza de que todo trabalho que estamos fazendo, vale a pena. Busquei essa aproximação com o Estado e fui prontamente atendida. O trabalho do artesão é muito importante para o desenvolvimento do Turismo em Rio das Ostras", falou.

Gilberto de Souza, que recebeu a Carteira Nacional das mãos de Marcel Vasconcellos, comemorou o reconhecimento. "Esta é uma oportunidade excelente de reconhecimento do nosso trabalho", disse o artesão que trabalha com objetos confeccionados com madeira de reaproveitamento.

CADASTRO CONTINUA – O artesão que não fez seu cadastramento pode fazê-lo na Secretaria de Turismo (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro s/nº – Extensão do Bosque) às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, ou na Fundação de Cultura sempre às quartas-feiras, das 9h às 12h.

O cadastro é gratuito e o artesão deve comparecer com uma foto 3X4 recente, cópias do comprovante de residência, Carteira de Identidade, CPF, PIS/PASEP ou a última contribuição do INSS (caso tenha). Lembrado que é preciso apresentar um produto finalizado e uma peça inacabada, que deverá ser finalizada no local para avaliação.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
ABRIL AZUL

Comentários