ABRIL AZUL SJB

Reunião entre o setor produtivo e a Polícia Militar define meios para redução da criminalidade

Assaltos em plena luz do dia e furtos à noite e de madrugada no Centro motivaram o encontro.

Por Exclusivo RJ em 16/02/2022 às 10:25:56

Fotos: Divulgação

A violência na área central de Campos evidenciada por constantes assaltos à luz do dia e furtos durante a noite e madrugada motivou uma reunião, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na tarde desta terça-feira (15) e resultou em medidas para sanar o problema.

Ficou decidido que a CDL vai estudar a possibilidade de criar um serviço de inteligência na instituição para dialogar com outros setores desta natureza para facilitar a resolução de problemas. A sugestão foi dada pelo comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Campos), tenente-coronel Gustavo Pinheiro, que foi cobrado pelos participantes da reunião sobre aumento do policiamento.


Edvar Chagas Junior, presidente da CDL, disse que vai estudar a possibilidade. Além da cobrança à PM, presidentes da CDL, do Sindivarejo, Samuel Sterck, da Associação de Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa (Carjopa), Expedito Coletto; representante da Associação Comercial e Industrial de Campos, Fernando Loureiro e outros empresários como Eduardo Chacur e Maria Luiza Schutz reconheceram e parabenizaram as ações policiais depois que o comandante explanou as estratégias aplicadas no policiamento no Centro.

"Temos um batalhão com o efetivo abaixo do esperado por conta do envelhecimento da tropa. Com isso, adotamos estratégias como trabalhar em cima de dados e manchas criminais, o que têm funcionado e ajudado a reduzir a violência. O déficit de policiais militares acontece em todo o estado, mas o 8º BPM abrange a maior região: Campos, que é o maior município do interior do estado, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis", explicou o comandante.

Tenente Luciano Tavares, comandante do programa Segurança Presente apresentou dados que comprovam as ações policiais no Centro. "Em um mês de atuação cumprimos 13 mandados de prisão, entre eles de pessoas em situação de rua e isso contribui para redução da violência. Vale lembrar que o Segurança Presente não é voltado só para coibir a violência, mas tem também o cunho social. Nos próximos dias vamos ter uma assitente social para prestar esse serviço à comunidade", informou Luciano.

Os empresários lembraram dos crimes recentes registrados em Campos, como assaltos às lojas Americanas, furtos em lojas no centro, tentativa de assalto a loja da Claro, na Pelinca, roubo a padaria no Centro, funcionamento de casa de prostituição próximo a Rua Formosa, baderna de moradores de rua, circulação de transporte clandestino no Centro, entre outros.

Os policiais sugeriram que fosse feita uma nova reunião com a presença de representantes da Prefeitura de Campos para tratar sobre assuntos que não são pertinentes à corporação, como políticas sociais de acesso a moradores em situação de rua e combate do transporte clandestino.

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários