ABRIL AZUL SJB

Parceria com a Ferroport garante mais cursos profissionalizantes em SJB

Por Exclusivo RJ em 17/04/2024 às 17:16:21

A edição 2024 do "Geração Portuária", programa de formação de mão de obra desenvolvido pela empresa Ferroport, em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com as inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 17, até o dia 30 de abril. As vagas, gratuitas, são para os cursos de qualificação como Operador de Equipamentos Portuários e Técnicas de Manutenção Eletromecânica. O objetivo é preparar a população local para atuar nas áreas de operação e manutenção da empresa, instalada no Porto do Açu. No caso de operação, as vagas são exclusivas para mulheres moradoras de São João da Barra. As inscrições podem ser feitas pelo site https://trabalheconosco.vagas.com.br/ferroport/geracao-portuaria.

Na área de manutenção, as 30 vagas são, preferencialmente, para mulheres e pessoas negras, maiores de 18 anos, que residam em Campos ou São João da Barra. A exigência é que os candidatos, com ou sem experiência, tenham concluído cursos técnicos ligados à área de manutenção industrial em, no máximo, até dois anos. Já para a formação na área de operação, são 25 vagas para mulheres de São João da Barra maiores de 18 anos e com ensino médio completo.

Os candidatos passarão por processo seletivo no mês de maio. Os 55 aprovados começam os cursos em junho, com aulas ministradas pela Firjan Senai em Campos e São João da Barra, no período da tarde. O cronograma da capacitação teórica tem a duração de dois meses. Os alunos serão submetidos a um processo de avaliação e os 20 aprovados seguirão para a capacitação prática nas áreas de manutenção e operação da Ferroport por 10 meses. Durante todo o período de formação os trainees receberão bolsa-auxílio.

De acordo com a Ferroport, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a diversidade e inclusão, bem como o incentivo à inserção de mulheres e pessoas negras no mercado de trabalho. "Temos orgulho e uma enorme satisfação em lançar mais uma edição do Geração Portuária, materializando nosso compromisso com a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento local", destaca o presidente da Ferroport, Carsten Bosselmann.

Subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de São João da Barra, Cláudio Márcio Martins salienta que a Prefeitura busca o diálogo constante com as grandes empresas que se instalam no município, em busca de programas de qualificação e aproveitamento da mão de obra local. "Essa é mais uma parceria para qualificação profissional das mulheres e dos cidadãos da nossa cidade. Acreditamos que a participação do sanjoanense nas oportunidades criadas no nosso município é fundamental para o desenvolvimento".

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários