Trier Calcados

Dia Mundial do Teatro: A arte como ferramenta de reflexão e inclusão de deficientes visuais

Arte-educadores destacam a importância do teatro no combate ao preconceito

Por Exclusivo RJ em 27/03/2024 às 12:07:40

O Dia Mundial do Teatro, comemorado nesta quarta-feira (27), é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade. De acordo com o arte-educador e psicossociólogo da saúde, Victor Meirelles, a arte de interpretar é capaz de desenvolver habilidades de comunicação, interação em grupo e a inclusão social.

"O teatro promove mudanças significativas na vida de quem tem a oportunidade de vivenciar essa arte. Estimula as habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Além de aumentar a autoestima e ser um grande aliado no combate ao preconceito e na inclusão social de pessoas com deficiência visual", explica Victor Meirelles.

Através da produtora Arte Faz Parte Arte Educação, Victor promove espetáculos teatrais, oficinas e palestras artísticas sobre o combate ao preconceito racial, ao bullying e também sobre a inclusão de deficientes visuais, oferecendo aulas de teatro para pessoas cegas. Além disso, também realiza atividades para conscientizar os videntes sobre o cuidado e como deve se relacionar com as pessoas cegas. A iniciativa ocorre junto com a arte-educadora, produtora cultural e especialista em diversidade e inclusão, Vanessa Bruno que é uma mulher cega.

"Muitas vezes até por falta de informação e um preconceito enraizado, a sociedade duvida das habilidades das pessoas com deficiência e nosso objetivo é conscientizar justamente sobre essa cultura do capacitismo que ainda prevalece", explica Vanessa Bruno.

O capacitismo é o preconceito contra as pessoas com deficiência, ou seja, quando são vistas como inferiores e incapazes, o que impacta diretamente suas vidas no mercado de trabalho. No Brasil existem mais de 45,6 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com dados do IBGE, e mesmo assim, apenas 1% dessas pessoas ocupam vagas de emprego formal.

"Acreditamos que a conscientização através da arte é a melhor forma de mudar essa realidade, portanto levamos para empresas, escolas e universidades atividades artísticas que geram reflexão e informação", conta Victor Meirelles.

O Ciep Irmã Dulce será o próximo colégio a receber uma das atividades oferecidas de forma gratuita. A partir de um filme, os alunos irão aprender e dialogar sobre produção teatral, racismo, conscientização sobre inclusão e direito humanos. A iniciativa,

que integra o projeto Fazendo Arte, Teatro, Literatura e Conscientização - Edição 2024, ocorrerá no dia 1° de abril em Itaguaí (RJ).

Arte Faz Parte Produções

Atua como ponte entre a arte e a educação desde 2008, desenvolvendo projetos e propostas culturais, como: palestras artísticas, rodas de conversas, oficinas criativas, exposições interativas e itinerantes e apresentações artísticas. Com vasta experiência em produção de projetos de impacto social, a produtora está comprometida com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas), como plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz, igualdade social e a prosperidade, com uma agenda de tarefas até 2030.


Fonte: Ascom

Comunicar erro
ABRIL AZUL

Comentários