Trier Calcados

Prisão dos irmãos Brazão pode embolar o novelo político no interior do RJ

Por Exclusivo RJ em 25/03/2024 às 14:57:27

As prisões efetuadas pela PolĂ­cia Federal, dos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, acusados de serem os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do seu motorista, Anderson Gomes, no Centro do Rio, em 2018, além da prisão do delegado e ex-chefe da PolĂ­cia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, podem causar um reboliço na polĂ­tica, tanto na capital, como no interior do Estado. Com ramificações em diversas localidades da capital, Região Metropolitana, Baixada Fluminense e no interior, os dois irmãos são polĂ­ticos influentes, que ao longo de pelo menos duas décadas constituĂ­ram um grupo formado por presidentes de partidos, vereadores, prefeitos e ex-ocupantes de cargos pĂșblicos.

Após a divulgação das primeiras informações, jĂĄ na manhã de domingo, 24, quando foi deflagrada a operação Murder Inc., da PolĂ­cia Federal, começaram as reações de desvinculação: o União Brasil, partido de Chiquinho Brazão, se reuniu e decidiu expulsĂĄ-lo dos seus quadros. Outros polĂ­ticos do Estado, tanto da capital como do interior, por sua vez, fizeram uma limpa em suas redes sociais, apagando fotografias e postagens de apoio.

Ao longo de suas carreiras polĂ­ticas, tanto Domingos – antes de ser conselheiro do TCE, quanto Chiquinho, construĂ­ram fortes laços no interior do Estado. Em municĂ­pios como Silva Jardim, por exemplo, recebeu apoio de candidatos derrotados e vereadores com mandato. Apoios como o de Marcelinho Pedreiro (que teve o mandato cassado em 2022, por fraude na cota de gĂȘnero) e Juninho Peruca, além de JĂșnior Brazão, que adotou o nome polĂ­tico do padrinho foram comemorados nas redes sociais, com extensas publicações.

Juninho e JĂșnior, ao que parece, são dois que tentaram se desvincular de Chiquinho Brazão. Curioso é que o vereador Juninho, que tinha foto ao lado de Chiquinho em BrasĂ­lia, jĂĄ subiu em palanque durante campanha eleitoral desafiando opositores a aparecerem ao lado dos deputados que os apoiavam. Uma visita às suas redes sociais, assim como às de JĂșnior Brazão, deixa a impressão de que os dois foram rĂĄpidos ao apagar ou esconder fotos e vĂ­deos em que aparecem ao lado do deputado Chiquinho Brazão.

Deflagrada nas primeiras horas do domingo, 24, a operação Murder Inc., da PolĂ­cia Federal cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão de documentos, celulares e outros dispositivos eletrônicos em diversos endereços dos acusados, a fim de identificar outros possĂ­veis envolvidos. Exatos seis anos e 10 dias após o crime, as prisões trazem instabilidade para ocupantes e postulantes a cargos pĂșblicos em todo o Estado do Rio, dada a influĂȘncia da famĂ­lia Brazão na polĂ­tica.

De acordo com o portal Congresso em Foco, as primeiras associações de Domingos com os assassinatos surgiram logo no inĂ­cio das investigações a cargo da PolĂ­cia Civil do Rio. Um relatório da PolĂ­cia Federal apontava o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, como principal suspeito. Em 2019, Domingos Brazão foi denunciado pela então procuradora-geral da RepĂșblica, Raquel Dodge, por obstruir as investigações, rejeitada pela Justiça do Rio.

O nome de Chiquinho Brazão, que era vereador quando Marielle Franco foi assassinada, e atualmente é deputado federal, surgiu no curso das investigações. Por esse motivo, a delação premiada do ex-policial Roni Lessa, acusado de ser o executor do crime, foi remetido ao Supremo Tribunal Federal, para ser homologada, em razão de haver foro privilegiado. Sua prisão, inclusive, serĂĄ levada ao plenĂĄrio do Congresso para votação.


Comunicar erro
ABRIL AZUL

ComentĂĄrios