ABRIL AZUL SJB

Iphan visita prédio histórico em SJB

Por Exclusivo RJ em 18/03/2024 às 10:40:13

São João da Barra recebeu a visita técnica da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Carine Mendes, que vistoriou na sexta-feira, 15, o prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde funciona a Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto.

Recepcionada pelo gerente de Patrimônio e Memória da Secretaria Municipal de Cultura, André Pinto, a profissional, que é ligada ao escritório da Região dos Lagos, averigou in loco a atual situação do prédio bicentenário, tombado como patrimônio pelo Hipan desde 1967.

Dentro das atribuições do Iphan na visita, foram vistoriadas as condições estruturais, elétricas, estéticas e funcionais no prédio, que é datado de 1797 e foi restaurado em 2011, ano inclusive da última visita do órgão ao município.

André Pinto preencheu uma planilha específica do Iphan que avalia vários quesitos estratégicos e fez questão de colocar as colaboradoras do prédio histórico para conversarem com a superintendente sobre demandas do dia a dia. A profissional ainda teve a oportunidade de utilizar o elevador implantado no prédio como garantia de acessibilidade.

Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura houve uma reaproximação com os órgãos de preservação e conservação como Iphan e Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O órgão federal enviará ao município o relatório de visitação que deverá constar de algumas recomendações para otimizar ainda mais o funcionamento do espaço.

"A aproximação do Iphan com São João da Barra vai contribuir para melhorias que temos intenção de fazer visando fortalecer as experiências de nossos visitantes, dos próprios colaboradores e do espaço em si", frisa o gerente de Patrimônio e Memória, André Pinto.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários