ABRIL AZUL SJB

MARÇO DAS MULHERES: DEPUTADAS DA ALERJ VÃO COMANDAR AS SESSÕES PLENÁRIAS DURANTE TODO ESTE MÊS

A pauta desta terça-feira (12/03) teve projetos voltados à defesa dos direitos das mulheres.

Por Exclusivo RJ em 13/03/2024 às 15:20:36

Foto: Octacílio Barbosa

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deu início, nesta terça-feira (12/03), a uma série de votações em plenário que serão presididas pelas deputadas durante todo este mês. A medida é uma homenagem do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União), à bancada feminina da Assembleia em alusão à campanha Março das Mulheres. A sessão ordinária foi comandada pela deputada Renata Souza (PSol), primeira gestante à frente de uma votação de projetos no Parlamento fluminense e que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

O crescimento do protagonismo feminino é destaque na atual Legislatura da Alerj, que tem a maior bancada feminina de sua história, com 15 mulheres eleitas. As deputadas representam 21,4% do total de parlamentares e são responsáveis por trazer mais inclusão e diversidade para o Parlamento.

Ao anunciar a iniciativa, que já havia sido feita no ano passado, Bacellar afirmou que tem orgulho de presidir a Alerj no momento histórico onde as mulheres ganham mais voz na política do estado e do país. "Como é o mês das mulheres, todas as sessões de março serão presididas pelas deputadas da Casa", declarou o presidente.

A presença de mulheres na presidência de sessões legislativas, segundo Renata Souza, é uma forma de encorajar a participação feminina na linha de frente da política. "Se a democracia não tiver a participação de mulheres em sua integralidade, essa democracia não é plena. Por isso, não tenho dúvidas que presidir uma sessão ordinária na Assembleia também faz parte do reconhecimento da possibilidade da presença de mulheres nestes lugares de poder", declara a parlamentar.

Elika Takimoto (PT), Martha Rocha (PDT), Marina do MST (PT), Verônica Lima (PT), Lucinha (PSD), Célia Jordão (PL) e Giselle Monteiro (PL) foram as deputadas sorteadas para presidir as próximas sessões do mês.

Nesta Legislatura, as mulheres não ganharam apenas mais votos da população, mas também tiveram mais espaço nas posições de liderança dentro da Assembleia. Elas são maioria na linha sucessória da Mesa Diretora, tendo Tia Ju (REP), Zeidan (PT) e Célia Jordão como segunda, terceira e quarta vice-presidentes da Alerj, respectivamente. A Mesa Diretora também tem em sua composição as deputadas Franciane Motta (União), que é a terceira secretária, e Índia Armelau (PL), que ocupa o posto de vogal.

Segundo Tia Ju, a participação feminina na política brasileira é fundamental e garante a representatividade. "É de um simbolismo incrível fazer parte da Mesa Diretora e fico ainda mais feliz porque sei que estou dando voz aos direitos das mulheres. Precisamos nos ver ativas na política através da presença de mulheres em todos os Poderes. Se hoje estou aqui é para representar a voz da população feminina", disse.


Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários