ABRIL AZUL SJB

Vacina contra a Covid disponível nas unidades de saúde de SJB

Por Exclusivo RJ em 10/01/2024 às 00:52:08

A vacina contra a Covid-19 segue disponível nas unidades de saúde de São João da Barra e a aplicação será de acordo com as recomendações atualizadas que constam no informativo "Estratégias de Vacinação Contra a Covid 19 - 2024". O atendimento segue o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (relação ao final da matéria).

As novas recomendações estabelecem a vacinação contra a Covid-19 como de rotina no calendário básico para crianças entre 6 meses e 4 anos. Recomenda-se também a vacinação a cada seis meses para grupos mais suscetíveis, no caso de pessoas com 60 anos ou mais, portadores de imunossupressão com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, além da vacinação anual de pessoas com 5 a 59 anos que se enquadrem nas seguintes condições: trabalhadores de saúde, comorbidades, deficiência permanente, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Comorbidades inclui: hipertensão resistente, grau 3, grau 2 ou 1 com lesão em órgão alvo; diabetes; insuficiência cardíaca; cardiopatia; cor pulmonale; hipertensão pulmonar; síndromes coronarianas; valvulopatia; miocardiopatia; pericardiopatia; doença da aorta dos grandes vasos; fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas em adultos; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; doença renal crônica; hemoglobinopatias; disfunções esplênicas graves; obesidade mórbida (índice de massa corporal maior ou igual a 40); síndrome de down e outras trissomias e hepatopatia crônica.

Em pessoas com idade entre 5 e 59 anos que não se enquadrem nos grupos prioritários, as doses de reforço não são mais recomendadas, porém aqueles que não receberam o esquema primário, ou seja, primeira e segunda doses, podem iniciar ou completar esse esquema. Os documentos necessários para receber a vacina são: Identidade, CPF e documento que comprove a condição. Crianças: cartão de vacina.

Cronograma – 9h às 12h

Segunda-feira

ESF Cajueiro

Terça-feira

ESF Grussaí (centro)

Quarta-feira

ESF Grussaí (Lagoa)

Quinta-feira

ESF Atafona

UBS Palacete

Sexta-feira

ESF Barcelos

ESF Sede

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários