ABRIL AZUL SJB

Prefeito inaugura Centro de Terapia Intesiva do Novo Hospital Geral de Guarus

Junto com o vice-prefeito Frederico Paes, Wladimir entregou o espaço que representa um marco para a cidade, contando com 20 leitos modernos e equipamentos de última geração

Por Exclusivo RJ em 09/01/2024 às 20:00:09

Foto: César Ferreira

O dia 9 de janeiro de 2024 ficará na história da saúde de Campos. Isso porque, para ampliar sua linha de cuidados ofertados à população, o prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado do vice-prefeito, Frederico Paes, inaugurou o novo Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Geral de Guarus (HGG). O espaço, que representa um marco para a cidade, conta com 20 leitos modernos e equipamentos de última geração. Além disso, o CTI permitirá não apenas melhorar o atendimento, mas salvar vidas, no que tange aos procedimentos de alta e média complexidade.

O espaço faz parte da segunda fase da obra geral da unidade que abrange, também, o Centro Cirúrgico, que conta com 5 salas; a Pediatria; a Central de Material Esterilizado (CME) e a enfermaria de Clínica Médica, esse último com 44 leitos. Além disso, todo o piso será trocado e haverá a transformação de dois ambulatórios em uma enfermaria, que contará com 29 leitos. Segundo anunciou o prefeito, a obra total do HGG deve ser entregue em maio deste ano.

"Isso aqui é um sonho. Quero agradecer publicamente ao governador, Cláudio Castro, que me proporcionou o recurso para construir um novo HGG. Muito obrigado a cada funcionário que não desistiu, que confiou no governo. A gente segue trabalhando, conquistando para construir uma Campos ainda melhor", disse o prefeito Wladimir Garotinho.
Emocionado, o prefeito Wladimir Garotinho citou a transformação do CTI e o impacto positivo que toda a obra está tendo, trazendo mais dignidade e conforto para as pessoas. "Todo dia de chuva forte, eram mais de 200 baldes de um lugar para o outro, na tentativa de impedir que molhasse o hospital inteiro, mas era impossível. Os funcionários lutavam para dar um pouco de dignidade aos pacientes e entre uma visita ou outra à unidade, eu pedia que confiassem em mim porque o nosso governo ia transformar o HGG em um novo hospital. E assim está sendo feito. Hoje, entregamos mais uma etapa e se Deus quiser, em maio, inauguramos por completo todo o hospital", anunciou.

Em discurso emocionante, o vice-prefeito Frederico Paes disse estar maravilhado em ver que o Hospital Geral de Guarus está fazendo a diferença na vida das pessoas, proporcionando conforto e segurança aos pacientes.
"A atenção e o cuidado com a saúde da população são fundamentais e é inspirador ver o reconhecimento e gratidão expressos em cada um de vocês por esse trabalho. Visitei a unidade antes das eleições e vi chover na cabeça das pessoas. Está chovendo agora e, hoje, podemos ficar aqui sob este teto sem nos preocuparmos com a água. Já fizemos história", lembrou o vice-prefeito, exaltando os profissionais que atuam na unidade. "Vocês são os verdadeiros heróis".

UM MARCO PARA A CIDADE

O secretário de Saúde, Paulo Hirano, falou que este é mais um grande passo que a saúde dá no município. Ele reitera que o prefeito Wladimir Garotinho e o vice-prefeito, Frederico Paes, vêm contemplando a cidade com serviços de ponta e especializados para que os munícipes possam ser assistidos da melhor forma possível.
"Hoje é um marco na evolução da assistência à saúde da nossa população. Estamos entregando uma CTI de altíssimo padrão, com uma mega estrutura para podermos prestar o melhor atendimento possível aos munícipes. Além disso, a unidade conta com equipes altamente qualificadas, com equipamentos de ponta e todos novos. Campos, hoje, é um grande polo regional assistencial e devemos comemorar este avanço e essa condição que o prefeito e o vice-prefeito têm nos proporcionado".

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges, ressaltou o trabalho grandioso e significativo do governo na recuperação e modernização do hospital o que, segundo ele, é essencial para garantir um atendimento de qualidade à população. O neurocirurgião também cita que o novo CTI está totalmente adaptado à modernidade, com foco na preparação para atender às exigências da Vigilância Sanitária e de outros órgãos fiscalizatórios. Ele destaca, ainda, a importância de ter leitos separados em casos de possíveis pandemias para alocar os pacientes com maiores dificuldades.

"Os funcionários não acreditavam mais na possibilidade de recuperação do hospital e a própria população não acreditava no hospital como uma unidade de qualidade, de prestação de serviços. No entanto, hoje em dia, tanto fisicamente quanto moralmente, o HGG foi erguido pelo atual governo. A prova disso, são os funcionários que trabalham com uma disposição renovada e a população que reconhece a qualidade dos serviços oferecidos. Certamente, um grande avanço, especialmente diante das demandas trazidas pela pandemia", realçou Borges.

O superintendente do HGG, Vitor Mussi, destacou que essa evolução é fruto do esforço conjunto de muitas pessoas.
"Estamos inaugurando um CTI onde as pessoas serão acolhidas com muito mais dignidade. Um espaço com boxes individuais, respiradores, monitores, camas novas. O sentimento é de gratidão, pois muitos não acreditavam que esse sonho pudesse se tornar real. Então, em nome de todo o HGG e de toda a população que é atendida aqui, o nosso muito obrigado".

O subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves, reforçou que este é um momento especial e de grande reconhecimento e gratidão pelo trabalho árduo que foi feito e pela determinação do prefeito em cumprir suas promessas.
"É realmente inspirador ver alguém enfrentar desafios e superar as expectativas. Ver o comprometimento e a determinação em fazer a diferença na comunidade. Eu mesmo desacreditei que um dia fosse possível reerguer esse hospital. E hoje, a reconstrução do Hospital Geral de Guarus é motivo de orgulho. Parabéns, prefeito Wladimir pelo progresso e realizações em toda Campos".

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários