ABRIL AZUL SJB

Viva o Sana: distrito comemora 121 anos de fundação

Por Exclusivo RJ em 31/10/2023 às 11:45:16

Sana, sexto distrito de Macaé, foi criado em 31 de outubro de 1902

Considerado um santuário ecológico, com uma área de Mata Atlântica e dezenas de cachoeiras, o Sana, comemora nesta terça-feira (31), 121 anos de fundação. Localizado em um vale cercado de montanhas, o vilarejo fica há cerca de 70 quilômetros do centro de Macaé e é o destino turístico mais procurado da cidade. Este ano, os moradores do distrito ganharam mais um motivo para celebrar, a obra da pavimentação da estrada, anunciada pela Prefeitura.

O Sana, sexto distrito de Macaé, foi criado em 31 de outubro de 1902, sendo fruto do povoamento de grupos de suíços oriundos de Nova Friburgo, em busca de terras mais férteis para o café. A origem do nome tem quatro prováveis explicações, a primeira é de que índios chamavam a região de Sana, nome de um bambu que crescia abundantemente na beira dos rios. Outra é atribuída a um imigrante que chamava o ser de seu rio Sena e, por causa da pronúncia, o rio, a região e, mais tarde, o distrito, passaram a se chamar Sana.

Para alguns antigos moradores do lugar, o nome vem de uma variação do sobrenome Sanner, de uma das famílias de imigrantes que vieram para a região. Já a quarta teoria atribui a origem ao nome de um pássaro abundante na região, chamado Saná (espécie de saracura pequena).

O Rio Sana, que corta todo o distrito, recebe uma dezena de pequenos e médios afluentes, destacando-se o Rio Peito de Pombo, onde estão situadas as Cachoeiras Sete Quedas, Mãe, Pai e o Escorrega; o Rio Andorinhas, na Cabeceira do Sana, originado na Cachoeira das Andorinhas; o Rio São Bento, repleto de piscinas naturais e cachoeiras escondidas; o Riacho da Boa Sorte, com singela queda d"água de mesmo nome; e várias nascentes preservadas que o alimentam.

Atualmente, o Sana possui no turismo ecológico a característica econômica mais expressiva, com diferentes tipos de meios de hospedagens para receber os visitantes espalhados pelas localidades que compõem o distrito: Barra do Sana; São Bento; Arraial do Sana; Vale da Glória; Vale do Peito do Pombo; Cabeceira do Sana e Boa Alegria.

Além das cachoeiras, outros atrativos impulsionam o turismo ecológico como a subida ao Peito de Pombo e observação de pássaros.

Como parte dos investimentos da Prefeitura na região serrana, o Sana está sendo beneficiado com obras de pavimentação e drenagem da estrada do distrito, no trecho do Portal do Sana até a Cabeceira e com recuperação da pavimentação interna do Arraial. Para a execução, o projeto segue critérios e práticas de sustentabilidade.


Fontes: Plano de Manejo da APA do Sana
Portal do Sana
Projeto Expedições Ecológicas (Sana)

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários