Trier Calcados

EMPREENDEDORES CAMILA FARANI E FÁBIO QUEIRÓZ RECEBEM MEDALHA TIRADENTES NA ALERJ

Por Exclusivo RJ em 18/11/2022 às 19:57:06

Considerada uma das maiores investidoras-anjo de startups do país, Camila Farani, e Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), foram condecorados na noite desta sexta-feira (18/11) com a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A cerimônia - que reuniu empresários, amigos e familiares dos homenageados - foi realizada no plenário da Casa e presidida pela deputada Martha Rocha (PDT), autora das homenagens juntamente com o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), e o deputado Bruno Dauaire (União).

"Gostaria de expressar o quanto nos sentimos honrados e gratificados em poder prestar esta justa homenagem a dois empreendedores que têm sido exemplos não apenas pelo brilhantismo de seus trabalhos, cada qual no seu setor de atuação, mas principalmente por darem uma fundamental contribuição ao Estado do Rio. Especialmente no fomento ao ambiente de negócios em prol da população, com significativa abrangência e impacto social", destacou Martha. Ela lembrou que os dois empreendedores estão por trás do sucesso do Rio Innovation Week, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina, que reuniu mais de 125 mil pessoas na semana passada, no Píer Mauá.

Segundo ela, o empreendedorismo é um caminho para a resolução de muitos problemas da nossa sociedade, como, por exemplo, a geração de emprego e renda ao cidadão, especialmente aos mais necessitados. "Por isso prestamos nossos mais sinceros agradecimentos pela inestimável contribuição que ambos têm dado ao estado e ao povo do Rio de Janeiro", disse a deputada.

Coautor da homenagem a Camila, o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), que não pôde estar presente, enviou uma mensagem aos agraciados que foi lida pela depurada Martha: "Esse é um merecido reconhecimento público à admirável trajetória de ambos e, acima de tudo, pelos relevantes serviços prestados por eles ao Rio de Janeiro".

Bruno Dauaire também destacou a importância das duas personalidades para a economia fluminense e o significado da maior comenda do estado. "A medalha precisa passar pelo crivo de todos os deputados. Que os jovens possam conhecer a história e o exemplo de vocês e se inspirem para construir sociedade mais justa e melhor para todos".

Homenagem a Camila

Martha destacou que Camila tem se dedicado à procura de empresas menores e startups impulsionadas pela tecnologia e com potencial para promover e ajudar no desenvolvimento dos pequenos negócios. "Ao olhar para a trajetória de sucesso de Camila Farani, verifica-se que a sua liderança e atuação muito têm contribuído para a construção de um mundo digital, inclusivo, verde, transparente e feminino, em especial no nosso estado", comentou a parlamentar. E Camila dá mostras de que assumiu como missão de vida ajudar e formar a nova geração de empreendedores do nosso país, capazes de liderar empresas que promovam a abertura de novos postos de trabalho e competitividade", completou.

Em seu discurso de agradecimento, Camila - que já recebeu muitas premiações no Brasil e no mundo - falou da relevância da homenagem da Alerj. "Hoje é um dos dias mais importantes da minha vida, um momento de enorme felicidade. Títulos como este só aumenta a nossa responsabilidade de servir" destacou, revelando que os negócios em que investe empregam mais de 45 mil pessoas.

Camila Farani, de 41 anos, empreendedora há 20, é carioca nascida no bairro de Vila Isabel. Torcedora do Vasco, ela disse ser fã de coisas tipicamente cariocas, como Carnaval, roda de samba, aplaudir o por do sol de Ipanema e comer biscoito Globo na praia. E garantiu que não sairia do Rio para morar em outros grandes centros, como São Paulo ou Miami. Aos 4 anos, perdeu o pai, um militar que morreu de câncer aos 40 anos. A mãe, Fátima Farani, em situação financeira difícil, resolveu apostar suas economias na Tabaco & Cia, loja de artigos de presentes. No "boom" do café expresso no Rio, ela buscou inovar, oferecendo café gelado na lojinha de 25 metros quadrados.

Formada em Direito e especializada em Administração de Empresas, Camila passou a investir em outras empresas de tecnologia, as chamadas start ups. Sócia-fundadora da boutique G2 Capital, que faz investimentos em negócios do ramo de tecnologia, é membro do Conselho de Administração do PicPay, sócia e investidora da Play9 e investidora, embaixadora oficial e conselheira especial de Marketing e Growth da Nuvemshop.

Hoje, Camila é referência na indústria de Venture Capital, sendo bicampeã como a melhor Investidora-Anjo no Startup Awards e reconhecida pela Association for Private Capital Investment in Latin America (Lavca), em 2020. Atualmente, conta com mais de 40 startups em seu portfólio e já investiu mais de R$ 40 milhões entre aportes individuais e com co-investidores nos últimos 10 anos, atuando em negócios que movimentam mais de R$ 1 bilhão por ano.

Camila se tornou uma "influencer" no mundo dos negócios. Foi eleita uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, segundo lista da Bloomberg Línea e ficou ainda mais conhecida há seis anos ao fazer parte do Shark Tank, o maior reality de empreendedorismo do mundo, que está em sua sétima temporada do canal Sony. A empreendedora ainda criou o "Ela Vence", plataforma para o desenvolvimento de lideranças femininas que já impactou mais de 500 mil mulheres.

Reconhecimento a Fábio Queiróz

Após agradecer a homenagem, Fábio Queiróz anunciou que o Rio de Janeiro receberá em 2023 a primeira convenção do setor supermercadista das Américas e sinalizou que a Rio Innovation Week - que criou e realiza junto com Camila - deverá ter uma versão em Miami (EUA). "Mas o Rio é nosso DNA. O evento pode ir para outros estados e países, mas levará o nome do Rio, assim como o Rock in Rio", disse.

Carioca da Ilha do Governador e torcedor do Flamengo, Fábio, de 45 anos, é formado em Direito e atua há mais de 20 anos no setor supermercadista brasileiro. Foi o mais jovem executivo a ocupar a presidência da Asserj (aos 38 anos). Ele está há sete anos à frente da principal entidade de classe do setor supermercadista do estado e tem marcado sua gestão por inovações e avanços, tendo liderado a campanha contra as sacolas plásticas nos supermercados.

"Hoje, o setor de supermercados responde por inúmeros empregos formais no estado e no Brasil: são mais de 10 milhões de colaboradores no "chão de loja" e também no staff, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados. E isso tem um impacto muito positivo. A Asserj é reconhecida como indicadora de tendências inovadoras no setor e em toda cadeia produtiva, promovendo geração de valor e sustentabilidade. E tem atuado de forma efetiva pelo desenvolvimento do estado", lembrou Martha Rocha.

Em 2021, Fábio foi nomeado embaixador de Turismo do Rio de Janeiro pela Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, entidade com foco na promoção e estruturação do produto turístico Rio de Janeiro, e tem apostado no crescimento do turismo de negócios no estado, principalmente na capital. Hoje, também é vice-presidente da Associação das Américas de Supermercados.





Fonte: Ascom

Comunicar erro
ABRIL AZUL

Comentários