ABRIL AZUL SJB

Secretaria de Educação, ACL e Isecensa celebram Dia do Livro antecipadamente

Por Exclusivo RJ em 15/04/2024 às 15:53:09

Fotos : Kamilla Uhl

A Academia Campista de Letras, o Isecensa e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) se uniram para celebrar, de forma antecipada, o Dia Nacional do Livro Infantil no último sábado (13). A data é comemorada oficialmente em 18 de abril. O evento Literatura Infantil Vive!, realizado no Jardim São Benedito pelas três instituições, recebeu famílias campistas e alunos de escolas públicas e particulares.

Estudantes da Escola Lídia Leitão fizeram uma apresentação em homenagem ao autor do Menino Maluquinho, Ziraldo, falecido no último dia 6 de abril. Quem passou pelo local ganhou de presente uma obra da Literatura Brasileira.

A coordenadora de Políticas Públicas de Acesso e Incentivo à Leitura da Seduct, Ana Raquel Pourbaix; a diretora geral do Isecensa, Irmã Adair Aparecida Sberga; a professora do Curso de Pedagogia da Instituição, Margaret Coelho; e o presidente da ACL, Ronaldo Junior, estavam presentes

Irmã Adair falou sobre a atração. "Foi uma atividade maravilhosa, pois além de desenvolver cultura e incentivar a leitura, promoveu um grande momento de socialização, dinamismo, alegria, envolvimento e contato entre as famílias. Essa praça se tornou um verdadeiro lugar de convivência, amorosidade, paz, alegria e encontros que transformam, como deve ser", afirmou.


A programação contou com o programa Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco, visita orientada à Academia Campista de Letras, leitura na praça com os graduandos do curso de Pedagogia e o Projeto Leitura no Ponto.

Para Ana Raquel, foi um dia memorável. "Ver crianças, famílias, acadêmicos e sociedade em geral celebrando o Dia Nacional do Livro Infantil, por meio de práticas literárias, confirma o poder e a magia que a Literatura tem na vida pessoas. A leitura liberta, humaniza, emancipada, cura. Precisamos criar o gosto pela Literatura desde a Infância. O Dia Nacional do Livro Infantil merece ser celebrado com acesso a múltiplas formas de incentivo à leitura literária", disse Ana Raquel.

Margaret Coelho reforçou a importância da data. "Nos dias de hoje, vivemos em uma sociedade completamente tecnológica e as crianças, desde pequeninas, já estão com celular na mão. Por isso é tão importante, nesse momento, incentivarmos a leitura, em especial na Semana do Livro, quando homenageamos um excelente escritor, o Ziraldo, que fazia a alegria da garotada. É muito bom ver essa praça cheia de paz e de crianças alegres por estarem em contato com tantos livros. Esse é o verdadeiro oratório de uma escola Salesiana: incentivar a leitura. É nosso papel como cidadãos", finalizou.


Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários