ABRIL AZUL SJB

Prefeito assina convênio com instituições de ensino para estágios na FMS

O acordo foi firmado com 19 instituições e são mais de três mil vagas disponibilizadas este ano em áreas como medicina, fisioterapia, nutrição, enfermagem, psicologia, farmácia e odontologia, entre tantas outras

Por Exclusivo RJ em 14/03/2024 às 20:34:15

O prefeito Wladimir Garotinho assinou convĂȘnio com 19 instituições de ensino que, em 2024, fazem parte do Acordo de Cooperação para EstĂĄgios Supervisionados nas unidades da Fundação Municipal de Saúde (FMS), entre elas Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital Geral de Guarus (HGG) e Hospital São José (HSJ). A cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira (14), no auditório da Prefeitura. Todo estĂĄgio na FMS foi reestruturado com base na Lei nÂș 11.788/08 (Lei dos EstĂĄgios), Decreto Municipal nÂș 078/2010, que oferta prioritariamente estĂĄgio curricular obrigatório.

São mais de trĂȘs mil vagas disponibilizadas este ano em ĂĄreas como medicina, fisioterapia, nutrição, enfermagem, serviço social, psicologia, farmĂĄcia, odontologia e bucomaxilo, fonoaudiologia e técnicos em anĂĄlises clínicas, em enfermagem, em radiologia e instrumentação cirúrgica. Só no 2Âș semestre de 2023, a Fundação ofertou mais de quatro mil vagas dividas nas especialidades elencadas e distribuídas entre as 16 Instituições de ensino cooperadas, utilizando toda estrutura oferecida pelas unidades de saúde da FMS.

De acordo com Wladimir, os alunos que vão estagiar nas unidades da Fundação encontrarão uma rede de urgĂȘncia e emergĂȘncia bem melhor da encontrada pela atual gestão. "Estamos fazendo uma verdadeira revolução na rede de urgĂȘncia e emergĂȘncia de Campos. Acabamos com os corredores lotados de pacientes no Hospital Ferreira Machado hĂĄ quase trĂȘs anos; hoje temos uma referĂȘncia pediĂĄtrica na cidade com a Clínica da Criança e que serĂĄ transformada em um hospital de pequeno porte para as crianças; conseguimos habilitar 16 leitos de UTI; aumentamos em trĂȘs vezes o atendimento no HGG, após a inauguração da primeira etapa da obra e vamos inaugurar, ainda este ano, a segunda etapa; tivemos aprovado pelo Novo PAC do Governo Federal a Central de Regulação do Samu, que estĂĄ no nosso plano de governo", enumerou algumas melhorias o prefeito, acrescentando: "Diante do grande volume de atendimentos, é natural a sobrecarga da rede, e a parceria com estas instituições, que irão colocar seus alunos para aprender nas unidades da Fundação, continuaremos prestando um melhor atendimento à população", disse o prefeito.

Para o presidente da FMS e superintendente do HFM, Arthur Borges, a cerimônia foi um momento de celebração. "Estes convĂȘnios com as instituições de ensino são um dos mais importantes e o objetivo é a evolução do saber, onde conseguimos oferecer, nas unidades, treinamento educacional dos estudantes encaminhados pelas instituições", destacou.

Representando todas as 19 instituições de ensino, o presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes, o médico Geraldo Venâncio destacou a importância da relação da academia com a FMS na formação de profissionais da ĂĄrea de saúde. "Hoje, as residĂȘncias médicas de qualidade diminuem cada vez mais e temos que dar uma formação de qualidade para estes alunos, para que possamos dar continuidade a um bom atendimento às pessoas", comentou.

O subsecretĂĄrio de Saúde, Marcos Gonçalves, contou a experiĂȘncia que viveu dentro do Hospital Ferreira Machado na época de residente. "Toda história da minha profissão foi dentro do Hospital Ferreira Machado e lembro que as condições da unidade hospitalar não eram como hoje. Vivi uma época difícil na rede de saúde de Campos. E, quando celebramos estes convĂȘnios, é uma felicidade para todos nós que fazemos parte do governo Wladimir", ressaltou.

O superintendente do Hospital Geral de Guarus, Vitor Mussi, e o subprocurador Geral do Município, Gabriel Rangel, também participaram da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação para EstĂĄgios Supervisionados nas unidades da Fundação Municipal de Saúde.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

ComentĂĄrios