[LOCAL 1] 970X250-CAMARASJB-AZUL

Presidente da FMS destaca avanços na saúde durante audiência pública na Câmara

As unidades da FMS realizaram um total de 450 mil atendimentos em 2023, demonstrando o compromisso contínuo da fundação em fornecer assistência médica de qualidade à população

Por Exclusivo RJ em 08/03/2024 às 19:27:24

Durante a audiĂȘncia pública realizada nesta sexta-feira (08) na Câmara de Vereadores de Campos, para apresentação do Relatório de Gestão do 3Âș Quadrimestre de 2023 da Saúde, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e superintendente do Hospital Ferreira Machado (HFM), Arthur Borges, compartilhou os avanços alcançados na Rede de Atenção às UrgĂȘncias e EmergĂȘncias do município. Essas conquistas foram possíveis graças às ações realizadas pelo prefeito Wladimir Garotinho e o vice Frederico Paes ao longo do ano.

Borges destacou o papel fundamental da FMS na implantação do SAMU em Campos, ressaltando que o serviço é regional, abrangendo oito municípios da região Norte. Ele enfatizou a importância da preparação adequada para garantir o funcionamento eficaz do SAMU.

Além disso, o presidente mencionou as obras em andamento no pronto-socorro do Hospital Ferreira Machado e da Clínica Regional de HemodiĂĄlise, destacando a parceria entre o município de Campos e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para criar um polo regional de atendimento, visando evitar deslocamentos de pacientes renais para outras regiões.

Outro ponto abordado foi a evolução do Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança vítimas de violĂȘncia sexual (CAAC), que registrou mais de 400 atendimentos em dois anos, proporcionando um serviço integrado de qualidade para a proteção das crianças da região.

"Adquirimos novos aparelhos, fechamos convĂȘnio com mais de 20 universidades, realizamos capacitações para radiologistas, dentistas e para os profissionais de limpeza. Também realizamos diversas reuniões com as unidades, como as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Travessão e de Farol de São Thomé. Além disso, agora os nossos trĂȘs hospitais possuem uma brigada de incĂȘndio. A FMS continua em busca de melhorias e inovações para continuar proporcionando um atendimento de saúde de excelĂȘncia à população de Campos e região", comentou o presidente da FMS, Arthur Borges.

Além dos avanços na gestão regional da saúde, Arthur Borges apresentou os resultados alcançados pelo projeto "Lean nas EmergĂȘncias". Este projeto, implementado com uma adequação dos processos de atendimento do hospital, resultou em uma redução significativa no tempo de espera para internação no pronto-socorro, com uma diminuição de 47% no tempo de espera e uma redução de 15 horas no tempo médio de internação dos pacientes.

Borges também destacou que, em relação aos pacientes não internados que buscavam atendimento, houve uma redução notĂĄvel no tempo de espera, chegando a 58,7%. Isso significa que a avaliação inicial dos pacientes foi realizada de forma mais eficiente, proporcionando um atendimento mais rĂĄpido e eficaz.

Além desses avanços específicos, o presidente informou que, no ano de 2023, as unidades da FMS realizaram um total de 450 mil atendimentos, demonstrando o compromisso contínuo da fundação em fornecer assistĂȘncia médica de qualidade à população.

Também participaram da sessão, o Superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes e a diretora de gestão das UPHs, Bruna Vassimon.

Fonte: Ascom

Comunicar erro

ComentĂĄrios

[LOCAL 3] 728X90 - Fortaleza
[LOCAL 3] 728X90 - Barber