ABRIL AZUL SJB

Governador decreta epidemia de dengue no estado do RJ

Já são quase 50 mil casos da doença

Por Exclusivo RJ em 21/02/2024 às 14:39:43

Os quase 50 mil casos de dengue e quatro mortes confirmadas, levaram o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), a decretar, nesta quarta-feira (21), que o estado passa por uma epidemia da doença. As regiões mais preocupantes são Metropolitana I, que inclui Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, Serrana e Centro-Sul. Todas apresentam crescimento de casos maior que o esperado.

O Estado anunciou a instalação de um Centro de Operação de Emergência em Saúde (COE) específicos para dengue. O local vai funcionar na sede da Secretaria Estadual de Saúde e contará com representantes de diversas áreas, como comunicação, vigilância e assistência.

"A ativação do COE Dengue é de acordo com cada necessidade. A gente vai se reunir com os subsecretários de cada área e revisar o plano de ação semanalmente", explicou a Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Para combater a doença, a Secretaria Estadual de Saúde abriu 11 salas de hidratação em UPAs estaduais. Onze municípios já receberam equipamentos para inaugurar novas salas. Além disso, mais 12 cidades também solicitaram materiais.

De acordo com o governador, a Saúde ainda tem capacidade de abrir até 80 salas. Há a previsão de conversão de 160 leitos de outras unidades de saúde, se for necessário. Na próxima quinta-feira (29), haverá uma reunião entre prefeitos e secretários de saúde para debater medidas de proteção contra a dengue.

O Painel Monitora RJ continua sendo atualizado com dados sobre a dengue e outras arboviroses.

Fonte: Redação

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários