ABRIL AZUL SJB

Ministra inaugura novo polo de atendimento para pacientes com dengue no Rio de Janeiro

Serviço foi instalado no Hospital Raphael de Paula Souza como parte das ações para o enfrentamento à doença na capital fluminense

Por Exclusivo RJ em 05/02/2024 às 15:01:05

Foto: Walterson Rosa/MS

Aministra da Saúde, Nísia Trindade, participou nesta segunda-feira (5) da inauguração do primeiro de 10 novos polos de atendimento para pacientes com dengue no município do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte de uma série de ações anunciadas pela prefeitura local para o combate à doença e a outras arboviroses.

"HĂĄ quase 40 anos nós temos convivido com epidemias de dengue. E sabemos as ações que são importantes, como o atendimento para hidratação, por exemplo. Junto a isso, eu quero fazer um apelo à toda a população e, também, aos prefeitos e prefeitas, para que nós tenhamos uma ação efetiva de combate aos focos do mosquito", destacou a ministra.

A unidade fica no Hospital Raphael de Paula Souza, em Curicica, na Zona Oeste do Rio. De acordo com o secretĂĄrio de Saúde da cidade, Daniel Soranz, no espaço o paciente consegue fazer todo o tratamento. "Ele chega, faz o hemograma e também a sorologia. Se precisar, faz a hidratação venosa e oral aqui mesmo. E se necessitar de internação, temos leitos dedicados para arboviroses e infectologia", explicou.

Durante o ato de abertura do polo, Nísia Trindade reforçou que o Ministério da Saúde acompanha diariamente o cenĂĄrio epidemiológico de todos os estados brasileiros, especialmente os que declararam emergĂȘncia em razão da dengue. "Instituímos, no último sĂĄbado (3), o Centro Centro de Operações de EmergĂȘncia contra a dengue e outras arboviroses (COE-Dengue). Também fizemos uma reunião com as entidades de prefeitos de todo o Brasil para estarmos juntos nessa luta. A nossa mensagem principal é o Brasil unido contra a dengue", afirmou.

Quantas às vacinas, a ministra disse que nos próximos dias deve ser organizada a logística de distribuição para os municípios contemplados com as primeiras doses. "A vacinação serĂĄ uma estratégia progressiva para que tenhamos o impacto que a gente espera ao controlar a dengue e, no futuro, não ter mais a doença como um problema tão importante de saúde pública", disse Trindade.

A chefe do Sistema Único de Saúde (SUS) acrescentou que o ministério coordena esforços para ampliar o acesso de toda população às vacinas, tanto as produzidas pelo laboratório japonĂȘs Takeda como a que estĂĄ em desenvolvimento pelo Instituto Butantan. As duas instituições manifestaram interesse em atuar em conjunto para acelerar a produção do imunizante no país.

Ações no Rio de Janeiro

De acordo com a prefeitura carioca, outras ações serão levadas à frente na capital como o aumento da dedicação de leitos para pacientes com dengue nos hospitais da rede municipal; o uso de carros fumacĂȘ nas regiões com maiores incidĂȘncias de caso e a entrada compulsória em imóveis fechados e abandonados para identificação de focos do mosquito da dengue.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

ComentĂĄrios