[LOCAL 1] 970X250-CAMARASJB-AZUL

Rede estadual retorna às aulas nesta segunda-feira; são mais de 700 mil slunos

Quatro mil novos professores estarão nas salas

Por Exclusivo RJ em 05/02/2024 às 10:28:11

Nesta segunda-feira (5), mais de 700 mil alunos da rede estadual voltam às aulas para o início do ano letivo de 2024. Visando dar boas-vindas aos estudantes, as 1.233 unidades escolares, localizadas nos 92 municípios do estado, preparam várias ações de acolhimento para receber veteranos e novatos, estimulando o interesse para mais uma jornada de estudos.

Entre as atividades, estão a apresentação de equipes da escola e projetos, além do incentivo à consolidação e à construção de amizades e coleguismo entre os estudantes. O objetivo é que os alunos conheçam os profissionais que vão atendê-los e prepará-los para mais uma importante etapa de ensino, construindo laços de respeito e espírito de equipe. Todos colaborando para conquistarem, juntos, bons resultados nos processos de aprendizagem e convívio.

"A escola é o portal da transformação. Essa é uma oportunidade para promover mudanças significativas e proporcionar uma aprendizagem mais consolidada para todas as crianças e jovens. Devemos alcançar esse objetivo com o reforço no regime de colaboração entre todos. A gente sabe que será uma longa jornada, mas esse é o legado que queremos deixar" afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Este ano, a rede estadual de ensino trará diversas novidades. Uma das principais é a contratação de 4 mil novos professores. Também se destaca o aumento da oferta de vagas em escolas de tempo integral: são mais de 80 mil vagas em 400 unidades, onde os alunos podem aprender em escolas interculturais, apoiadas por 17 países; Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs); unidades cívico-militares, apoiadas pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar; além de escolas com Itinerários de Formação Técnica e Profissional, como o Nave (C.E. José Leite Lopes, integrante do Núcleo Avançado em Educação), no Andaraí, e o C.E. Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, que oferecem, respectivamente, o curso profissionalizante de Programação de Jogos Digitais e Multimídias e o de Técnico em Telecomunicações, em parceria com as empresas Oi e Claro.

"O Rio de Janeiro tem o grande desafio de construir este conceito de educação integral, mas é preciso que a comunidade entenda a importância desse tipo de educação. Esse é o grande mote, porque você está promovendo o desenvolvimento em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. Essas escolas têm os menores índices de evasão e os melhores desempenhos no Ideb. Muitos dos nossos jovens chegam às universidades e saem bem mais preparados para o mercado de trabalho, muitos até com ofertas de emprego" comenta a secretária.

A rede estadual de ensino possui 26 unidades E>Tec (Tecnologia e sustentabilidade); 30 escolas vocacionadas (em línguas, esportes e música); 27 interculturais; 16 escolas cívico-militares; duas escolas indígenas e 96 unidades de Ensino Normal (Formação de Professores).

Fonte: Redação

Comunicar erro

Comentários

[LOCAL 3] 728X90 - Fortaleza
[LOCAL 3] 728X90 - Barber