[LOCAL 1] 728x90 - PMCG

Profissionais da Educação Infantil de SJB participam de formação do MEC

Por Exclusivo RJ em 20/05/2024 às 15:50:12

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São João da Barra aderiu ao programa do governo federal Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, para qualificar o trabalho com a leitura e a escrita na educação infantil e assegurar a alfabetização na idade certa nos anos iniciais do ensino fundamental.

Cerca de 80 profissionais da educação infantil da rede municipal estão participando de uma formação, cujos encontros acontecem mensalmente na Escola Municipal Elysio de Magalhães, em Barcelos, a exemplo do que ocorreu no último sábado,18. Foi o segundo dia da capacitação de um total de oito encontros que vão até novembro. O primeiro deles aconteceu no dia 27 de abril.

— Um dos eixos do projeto visa oferecer formação para os profissionais da área da educação, por meio de estudo e reflexão sobre práticas e possibilidades de atuação em que a criança seja protagonista da própria aprendizagem no processo de apropriação da leitura e da escrita. Este projeto com certeza transformará a prática docente dos nossos profissionais — destacou a articuladora municipal do programa, Luciana Paula, que também é coordenadora na Semed do Ciclo Alfabetizador (1° e 2° ano do fundamental).

A proposta de formação com o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), é proposta pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. A capacitação, que acontece o dia todo em um sábado de cada mês, é aplicada pelas formadoras municipais Wanessa Vilella e Érika Cristiane, que articulam os encontros junto à coordenadora da Educação Infantil da Semed, Thais Barboza.

O intuito do MEC é garantir, junto com todos os estados e municípios do país, a formulação e implementação de ações estratégicas para todas as crianças brasileiras estarem alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de apoiar a recomposição das aprendizagens até o 5º ano dos estudantes prejudicados pela pandemia. São João da Barra participará também de outras etapas.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
[LOCAL 2] 728x90 - CAMARA SJB AMARELO

Comentários

[LOCAL 3] 728X90 - Fortaleza
[LOCAL 3] 728X90 - Barber