SUPER BANNE HITSS
LBV
FEVEREIRO ROXO

Mostra de projetos, palestras e oficinas gratuitas na Firjan Senai Campos, Macaé, Itaperuna e Pádua

Nesta quarta-feira, alunos irão expor projetos desenvolvidos em cima de desafios reais da indústria e da comunidade

Por Exclusivo RJ em 28/11/2023 às 22:24:16

Projetos criativos e eficientes, elaborados com as soluções mais modernas disponíveis no universo da educação profissional, engajados com demandas reais da indústria fluminense. Nesta quarta-feira (29), a partir das 8h, a Firjan Senai Campos, Macaé, Itaperuna e Pádua abrem as portas para receber a comunidade, que poderá conhecer os trabalhos realizados pelos alunos. A Mostra Firjan Senai de Projetos Integradores oferece ainda um ciclo de palestras e oficinas gratuitas, além de visitação aos laboratórios das escolas.

Baseados em desafios reais da indústria de diversos setores e da comunidade, estudantes pensam em ideias inovadoras para possíveis soluções, desenvolvendo um projeto com protótipo. O projeto contribui para a formação profissional dos alunos, que ainda apresentam todo o seu potencial ao mercado.

Durante a Mostra, os projetos podem ser escolhidos pela indústria para investimento. "É um marco no processo de formação do aluno. O processo de criação de soluções viáveis mobiliza conhecimentos, habilidades e atitudes do aluno que o preparam para o mercado de trabalho", explicou o gerente de Educação Profissional da Firjan, Edson Mello.

Programação

Na Firjan Senai Macaé, a programação começa às 8h, com uma apresentação das principais profissões da indústria e as qualificações disponíveis na unidade. Haverá ainda palestras sobre o mundo do trabalho, mostra dos projetos, visita guiada nos laboratórios e uma apresentação dedicada a mostrar a força feminina no mercado offshore.

Na Firjan Senai Campos, a programação começa às 13h e vai até 22h, e conta com uma apresentação dos projetos, palestras e oficinas desde automação e energia renovável até impressão 3D. Os alunos vão ainda apresentar um robô sumô, projeto realizado pelos próprios jovens matriculados nos cursos técnicos da unidade.

Já na Firjan Senai Itaperuna e Pádua, a programação começa às 14h. Haverá workshop sobre impressão 3D, de corte a laser e dicas de desenvolvimento e criação de uma boa apresentação. Já os projetos apresentados pelos alunos envolvendo desde a indústria têxtil até energia solar e agronegócio. Um deles, por exemplo, envolve uma solução sustentável de reaproveitamento de EPI"s de soldagem, a partir do protótipo de uma peça de roupa de uma coleção sustentável.

Além de conferir a exposição dos protótipos, o público pode participar também de palestras e oficinas gratuitas sobre diversos temas como Robótica, Automação, Eco Construções e Inteligência Artificial.


Fonte: Redação

Comunicar erro
LBV
DISQUE SAUDE

Comentários