[LOCAL 1] 728x90 - PMCG

Prefeitura firma acordo de cooperação com UFRJ para impulsionar ações de biodiversidade e educação ambiental

Por Exclusivo RJ em 17/05/2024 às 11:58:32

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, firmou nesta quinta-feira (16) um acordo de cooperação técnica para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPEM/UFRJ) e a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (COPPETEC). Objetivo é impulsionar ações pela biodiversidade e educação ambiental a serem executadas no município, com foco no desenvolvimento de estudos e na realização de projetos socioambientais sustentáveis.

A prefeita Fátima Pacheco destaca que os pesquisadores da UFRJ realizam estudos que vão somar com as ações do município para beneficiar ainda mais a comunidade. A execução das atividades será coordenada em um Núcleo anexo à sede da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.

"Não é apenas mais uma inauguração de um espaço, estamos trazendo para Quissamã uma universidade com a marca da UFRJ e um núcleo de pesquisa em uma área que é a urgência mundial. Então, quando a gente traz um núcleo como esse, com professores renomados, trazemos todo um conhecimento para também reforçar o trabalho nas escolas, capacitar ainda mais os pescadores, os produtores rurais, toda a cidade e até os gestores. A universidade já chega com projeto e recurso e agregando com a qualidade técnica da nossa equipe, vamos elaborar projetos ainda maiores, para apresentar ao governo federal e assim conseguirmos cada vez mais recursos para ampliar as ações", comentou.

A diretora do NUPEM, Cíntia Monteiro, celebrou o importante acordo de parceria com o município de Quissamã e ressaltou o papel fundamental da pesquisa na promoção da sustentabilidade e na educação da comunidade.

"O NUPEM chegou na região há mais de 30 anos e é com muito orgulho que a gente vê essa expansão para outras regiões. Estar participando de um acordo desta forma junto a Prefeitura de Quissamã é muito importante, pois conseguimos mostrar toda a capacidade de pesquisa que a UFRJ tem buscando sempre para auxiliar a sustentabilidade e a educação das pessoas, o que para nós é algo primoroso. Então fomos muito felizes com essa parceria, esperamos que possamos contribuir com a sociedade de Quissamã e com toda a região", disse.

O vice-prefeito, Marcelo Batista, e o secretário Luiz Carlos Fonseca, destacaram a colaboração entre os parceiros na realização do acordo de cooperação. "O município só tem a ganhar com essa parceria. Temos projetos sociais e atividades nas escolas que falam sobre a consciência ambiental, mas essa parceria vai nos trazer muitas outras possibilidades", disse Marcelo.

"É importante consolidar esse projeto de alta magnitude. Quando Marcelo estava secretário, iniciou as discussões e possibilitou a assinatura do presente acordo no dia de hoje. Temos em Quissamã várias três unidades de conservação municipais e essa parceria é fundamental para as questões ambientais do município", reforçou o secretário.

O projeto será executado de acordo com um Plano de Trabalho já estabelecido, de forma a trazer a pesquisa científica para as questões ambientais no município de Quissamã.


Fonte: Ascom

Comunicar erro
[LOCAL 2] 728x90 - CAMARA SJB AMARELO

Comentários

[LOCAL 3] 728X90 - Fortaleza
[LOCAL 3] 728X90 - Barber