NOVEMBRO AZUL

Natal e Ano Novo devem gerar 16 mil empregos temporários no Estado

No país, expectativa é que surjam 262 mil vagas

Por Exclusivo RJ em 11/11/2023 às 10:00:40

A temporada de fim de ano deve gerar 16 mil empregos temporários no Estado do Rio de Janeiro, conforme previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O setor que mais deve empregar é o de comércio, seguido pelo segmento de hospedagem e restaurantes. Quanto às posições, os vendedores em lojas ou mercados estão no topo da lista, seguidos por auxiliares administrativos e trabalhadores de manutenção de edifícios. A faixa etária entre 18 e 24 anos é a que mais procura essas oportunidades.

"O trabalho temporário beneficia as empresas, ao atender suas demandas transitórias, proporciona novas possibilidades de emprego e renda para a população e impacta positivamente a economia. Além disso, possibilita ganho de experiência ao empregado e a chance de efetivação" comenta o governador Cláudio Castro.

Em todo o país, a expectativa é que sejam geradas 262 mil vagas temporárias, um aumento de 8,14% em relação a 2022. Esse é o número mais alto para o período desde 2014, quando foram geradas quase 300 mil vagas do tipo..

"Muitos estão em busca do primeiro emprego e as vagas temporárias geralmente são uma boa oportunidade de entrar no mercado de trabalho" explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, acrescentando que o emprego temporário é sempre uma possibilidade de contratação permanente.

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), há neste fim de ano uma alta na taxa de efetivação média dos empregos temporários, que passou de 20% para de 22% no 3º trimestre do ano.

Fonte: Redação

Comunicar erro
NOVEMBRO AZUL

Comentários