NOVEMBRO AZUL

Quissamã é a 1ª colocada do Norte Fluminense no ranking do Previne Brasil

Por Exclusivo RJ em 01/11/2023 às 16:59:30

A cidade mais sustent├ível do estado do Rio de Janeiro, Quissamã é a primeira da região Norte Fluminense no ranking do Previne Brasil. Os dados do 2┬║ Quadrimestre de 2023 da Atenção Prim├íria foram divulgados pelo Ministério da Saúde. O município obteve nota 8,65.

"A colocação alcançada por Quissamã nos motiva a aprimorar cada vez mais nossas ações, mas mais que isso comemoramos que a população est├í recebendo o atendimento que ela merece e espera nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Parabenizo todas as equipes das USFs da cidade que diariamente fazem um trabalho de excel├¬ncia nos cuidados à saúde da população", destacou a prefeita F├ítima Pacheco.

O Previne Brasil é a política de financiamento federal da atenção b├ísica em saúde no País. A avaliação toma como base critérios de atendimento, como: "proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal"; "pré-natal com tratamento para sífilis e HIV"; "saúde bucal da gestante"; "cobertura do exame citopatológico"; "percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida; e diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada"; e "cobertura de vacinação pólio e penta".

Desde o ano passado, o município de Quissamã se mantém entre os 10 municípios mais bem avaliados, no estado do Rio de Janeiro, pelo Previne Brasil. A secret├íria de Saúde de Quissamã, Milena Viana, enfatiza o trabalho em equipe e os esforços da gestão para melhorar o atendimento na atenção b├ísica.

"A Atenção Prim├íria é a porta de entrada do paciente no sistema de saúde. Em Quissamã, a cobertura da Estratégia Saúde da Família é de 100%. Nosso esforço é sempre no sentido de oferecer um atendimento humanizado, acolhedor e resolutivo. O trabalho em equipe e o apoio da gestão que entende a capacidade de resolutividade da Atenção Prim├íria proporcionam este excelente resultado", frisou Milena Viana.

Além do atendimento, o resultado foi alcançado com os investimentos realizados pela Prefeitura, como a informatização dos dados por meio do Prontu├írio Eletrônico. Durante o atendimento, nas USFs, os dados são inseridos de imediato no sistema e enviados ao Ministério da Saúde que faz a an├ílise do Previne Brasil. Outro grande investimento na ├írea é a construção da nova Unidade Saúde da Família da Penha, nos padrões do Ministério da Saúde, que est├í em fase de conclusão.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
NOVEMBRO AZUL

Comentários