ABRIL AZUL SJB

Cidennf e Emater-Rio lançam Programa Patrulha Agro/Cidennf para fortalecer a agricultura regional

Por Exclusivo RJ em 01/11/2023 às 13:56:46

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) lançou, na manhã desta terça-feira (31), o Programa Patrulha Agro/Cidennf, na Usina do Outeiro, em Cardoso Moreira. A partir de agora, os 19 municípios consorciados contam com um relevante reforço de máquinas para o apoio à Agricultura regional.

Ao todo, são 42 máquinas, sendo 8 recém adquiridas com recursos provenientes de emendas parlamentares e 34 frutos da parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio). O objetivo principal é apoiar os municípios consorciados na prestação de serviços de manutenção das estradas vicinais, facilitando a trafegabilidade nas estradas rurais não pavimentadas e o escoamento da produção agrícola e leiteira, além de oferecer assistência técnica aos produtores rurais.

"O trabalho sério e a relação respeitosa entre todos os prefeitos consolidaram o Cidennf, e hoje podemos fazer esse lançamento tão importante para a Agricultura do Norte e Noroeste Fluminense. Quando vi a marca do Consórcio nas máquinas, passou um filme pela cabeça, lembrando das nossas reuniões, encontros em Brasília, angústias e conquistas. A união e o apoio de diversos parlamentares como Jair Bittencourt, Christino Áureo, Chico D"Angelo, nos trouxeram várias conquistas", disse a prefeita e presidente do Cidennf, Fátima Pacheco.

O Programa Patrulha Agro/Cidennf envolverá o deslocamento de diversas máquinas agrícolas, incluindo retroescavadeiras, motoniveladoras, caminhões, roçadeiras e tratores, que compõem as três patrulhas mecanizadas que serão destinadas aos municípios integrantes do Consórcio para realização dos trabalhos.

"Dos últimos 20 ou 30 anos, um dos fatos mais importantes foi a criação e fortalecimento do Cidennf. E, hoje, o consórcio já traz orgulho, como esse lançamento da Patrulha. Tenho certeza que nos próximos anos, teremos ainda mais notícias como essa. Gostaria de exaltar a parceria com a Emater, que está cedendo esses 34 equipamentos, os colocando para servir as regiões Norte e Noroeste Fluminense", conta o deputado estadual Jair Bittencourt.

Vinicius Viana, secretário executivo do Cidennf, ressaltou a importância do programa e explicou que as operações terão início a partir de novembro, em conformidade com a deliberação da assembleia geral ordinária dos prefeitos e prefeitas do Consórcio.

"A manutenção das estradas vicinais nos 19 municípios consorciados ao Cidennf é um desafio complexo para as prefeituras enfrentarem sozinhas. Estamos falando de centenas de quilômetros em cada município que precisam de manutenção regular para garantir o fluxo da produção e o acesso a serviços essenciais. A Patrulha Agro/Cidennf é a resposta a essa demanda, fornecendo o maquinário e a equipe técnica necessários para realizar essa manutenção de maneira eficaz e eficiente", explicou Vinicius Viana.

O Programa Agro/Cidennf também conta com apoio técnico da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro) e da Associação Fluminense dos Produtores de Cana (Asflucan).

O evento também contou com a presença dos prefeitos Valmir Lessa (Conceição de Macabu); Amarildo Alcântara (São Fidélis); Geyves Vieira (Itaocara); Léo Pelanca (Italva); Doutor Silvestre Gorini (Varre-Sai); Léo Coutinho (Porciúncula); Geane Vincler (Cardoso Moreira), dos vice-prefeitos de São Francisco do Itabapoana, Raliston Souza; de Quissamã, Marcelo Batista; de São Fidélis, José William; o secretário de Agricultura de Campos e coordenador da Câmara Técnica de Agricultura do Cidennf, Almy Júnior; Stella Romanos, diretora administrativa do Instituto Vital Brasil, representando o ex Deputado Estadual Christino Áureo; Agnaldo Silva, superintendente do Mapa, e o Marconi Rezende, diretor técnico estadual da Pesagro-Rio, que esteve representando o presidente, Marcelo Costa, entre outros secretários e autoridades da região.

O Cidennf

Atualmente é formado pelos municípios do Norte e Noroeste Fluminense que são: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Miracema, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários