NOVEMBRO AZUL

Governo cria comitê para enfrentar desinformação sobre vacinas

O governo federal criou nesta quinta-feira (26) o Comitê de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações e as Políticas de Saúde Pública.

Por Agencia Brasil em 29/10/2023 às 11:49:03

O governo federal criou nesta quinta-feira (26) o Comit├¬ de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações e as Pol├şticas de Sa├║de P├║blica. A iniciativa foi criada em decreto publicado no Di├írio Oficial da União e faz parte de um conjunto de ações que t├¬m como meta a recuperação das altas coberturas vacinais no pa├şs e o enfrentamento aos efeitos da desinformação.

O comit├¬ ser├í coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presid├¬ncia da Rep├║blica e ter├í a participação da Advocacia-Geral e da Controladoria-Geral da União; além dos ministérios da Ci├¬ncia, Tecnologia e Inovação; Justiça e Segurança P├║blica; e da Sa├║de. Cada órgão ter├í quatro representantes no grupo, sendo dois membros e dois suplentes.

Entre as ações do comit├¬, estão previstas proposições de estratégias, levantamento de subs├şdios, articulação entre entes federados e sociedade civil, propostas de pesquisas, usos de recursos técnicos, ações e pol├şticas p├║blicas para enfrentamento da desinformação relacionada ao Programa Nacional de Imunizações e às pol├şticas de sa├║de p├║blica. Para isso, haver├í reuniões ordin├írias mensais, além de encontros extraordin├írios, quando necess├írio.

O comit├¬ é uma das frentes de ação do programa Sa├║de com Ci├¬ncia, criado pelo governo federal na ├║ltima terça-feira (24), como estratégia interministerial para o fortalecimento das pol├şticas de sa├║de, por meio da valorização cient├şfica.

A pol├ştica p├║blica tem como princ├şpios a cooperação, a comunicação estratégica, a capacitação, as an├ílises e a responsabilização e prev├¬ medidas como a disponibilização de informações confi├íveis sobre vacinação e sobre not├şcias falsas em circulação, no portal Sa├║de com Ci├¬ncia. Além disso, h├í também a possibilidade de enviar informações duvidosas em busca de esclarecimento sobre o conte├║do.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
NOVEMBRO AZUL

Comentários