[LOCAL 1] 970X250-CAMARASJB-AZUL

Thiago Pampolha se reúne com secretário nacional de Políticas para Territórios Periféricos em Brasília

Vice-governador apresentou projetos, paralisados na época do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para retomar as obras em diferentes comunidades fluminenses

Por Exclusivo RJ em 04/05/2023 às 11:07:10

Thiago Pampolha: 'Estamos em busca do apoio federal para a urbanização das nossas comunidades' (Foto: Ernesto Carriço)

O vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, participou de uma reunião com o secretário nacional de Políticas para Territórios Periféricos, Guilherme Simões, nesta quarta-feira (3/5), em Brasília, para tratar sobre o Novo Programa de Aceleração do Crescimento, cuja retomada foi anunciada pelo Governo Federal.

O governo do Rio apresentou os projetos que estavam em processo de licitação na época do PAC, para serem implementados em comunidades e que - por contingência e novas diretrizes - foram interrompidos. No encontro, também estiveram a coordenadora do Programa de Urbanização de Favelas do Estado do Rio de Janeiro, Ruth Juberg, e o secretário estadual de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire.

- Estamos em busca do apoio federal para a urbanização das nossas comunidades. Somos o primeiro estado a se empenhar nessa missão, com projetos já adiantados para atender a famílias de diferentes localidades. O Governo Federal está formatando o PAC e já vê com bons olhos os projetos fluminenses. O desenvolvimento do Estado está atrelado a uma política de serviços e habitação para a população - declarou o vice-governador.

Com o anúncio da retomada do programa por parte do Governo Federal, o Estado do Rio de Janeiro quer dar prosseguimento às obras desenvolvidas em duas importantes comunidades cariocas: o Complexo da Mangueira e a Rocinha. Os projetos, já licitados à época do PAC 2, compreendem a expansão do sistema sanitário, pavimentação viária, construção de complexos habitacionais, escolas e unidades de saúde. Apenas nas duas comunidades, mais de 150 mil moradores serão beneficiados.

Além dessas localidades, há outros empreendimentos já aprovados anteriormente no Complexo do Alemão, Manguinhos, Benfica, Jacarezinho e região serrana do Estado.

Agenda para a Região Serrana
O vice-governador aproveitou a ida à Brasília e também se reuniu com o secretário nacional de proteção e Defesa Civil, Wolnei Wollf Barreiros, para tratar da retomada de um projeto de contenção de encostas na Região Serrana do Rio, desenvolvido pela Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com o governo japonês. A iniciativa vai beneficiar os moradores de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, municípios que constantemente são penalizados com as fortes chuvas na região.

Fonte: Ascom

Comunicar erro

Comentários

[LOCAL 3] 728X90 - Fortaleza
[LOCAL 3] 728X90 - Barber