ABRIL AZUL SJB

Estradas do Produtor recupera vicinais de assentamento em Pernambuca

O trabalho foi iniciado nesta quinta-feira (03) na área dos núcleos 4, 6 e 8, região onde a Prefeitura vai construir uma ponte de 70 metros de comprimento e 8 metros de largura, para ligar os dois lados de Lagoa de Cima

Por Exclusivo RJ em 02/03/2023 às 17:29:26

Depois de recuperar a estrada principal de Pernambuca, em Ibitioca, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca está trabalhando nas vicinais secundárias da localidade onde ficam localizados os nove núcleos do Assentamento Antônio Faria, mais conhecido como Pau Funcho. O trabalho, desenvolvido por meio do programa municipal Estradas do Produtor, foi iniciado nesta quinta-feira (03) na área dos núcleos 4, 6 e 8, região onde a Prefeitura de Campos vai construir uma ponte de 70 metros de comprimento e 8 metros de largura, para ligar os dois lados de Lagoa de Cima, um dos mais belos cartões postais de Campos.

O secretário de Agricultura, Almy Júnior, destaca que são quase 28 quilômetros de estradas secundárias de leito natural cortando o importante assentamento que abriga núcleos de agricultores familiares, pequenos produtores de leite e pescadores artesanais.

"A recuperação dessas vicinais é fundamental não só para o escoamento da produção agrícola como também para desenvolver o potencial turístico dessa região. O prefeito Wladimir Garotinho determinou que a gente intensificasse os trabalhos e estamos com o Estradas do Produtor em vários pontos do município, recuperando as estradas e dando infraestrutura para nossos agricultores, produtores e pescadores terem melhores condições de produzir. Este ano, com a aquisição de máquinas e equipamentos pela Prefeitura, esperamos triplicar nossas condições de trabalho. Ano passado, ultrapassamos 800 quilômetros de estradas recuperadas e, em 2023, esperamos fazer mais 1.500 quilômetros", falou o secretário.

Para a agricultora familiar e presidente da Associação de Produtores Rurais de Pernambuca, Ivanete Assis Medeiros, a recuperação das estradas significa desenvolvimento da agricultura local. "Representa que podemos investir na produção, porque teremos como escoar o que produzimos, transportar uma produção maior. Além disso, os moradores da região terão mais facilidade de locomoção, pois essas estradas estavam quase impossível de transitar. Esse governo tem dado uma atenção especial, tem um olhar diferenciado para o pequeno produtor, o agricultor familiar, o pescador, e não só com infraestrutura, mas com assistência técnica também. Como presidente da associação, percebo que nossos agricultores estão mais estimulados, interessados por novos projetos, querendo produzir mais e melhor".

Aline Moraes Siqueira é moradora em Pernambuca e trabalha como cuidadora no núcleo 4 do Antônio Faria. "Dia sim, dia não, estou aqui e, quando chove, é horrível. Venho de moto, que ficava atolando, porque era muita lama. Tinha dia que nem conseguia passar. Agora está bem melhor, a gente passa tranquilamente na principal e estão fazendo as vicinais, o que vai diminuir as distâncias. Mais para frente, quando fizerem a ponte aqui, aí vai ficar perfeito", falou a jovem.

No núcleo 8 do assentamento, a agricultora Sandra Márcia Tavares Rocha comemorava os trabalhos na vicinal. Ela contou que, na época das cheias do rio Ururaí e da Lagoa de Cima, com as chuvas volumosas, toda a área ficou alagada e o prefeito Wladimir esteve em sua propriedade quando vistoriava a situação das famílias isoladas na região.

"O secretário Almy já havia informado e, com as chuvas e tudo alagado por aqui, o prefeito esteve na minha casa e garantiu que, quando as águas baixassem e as máquinas tivessem condições de trabalhar, a Prefeitura ia recuperar as estradas do assentamento. E, agora, estamos felizes, porque teremos estradas para escoar a produção e ainda reduzir distância para entregar nossos produtos. Agora, é só seguir o lema do prefeito e trabalhar", declarou Sandra.

GOVERNO – Equipes da Secretaria de Governo acompanharam o início dos trabalhos no Assentamento Antônio Faria. De acordo com o secretário Ângelo Rafael, o objetivo é ouvir possíveis demandas da população local relacionadas a outras pastas, como Obras, Saúde, Educação e Iluminação, entre outras.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários