ABRIL AZUL SJB

Castro: 'Não existe mais abismo entre quem empreende e quem governa no Rio'

Governador do Rio destaca importância do empreendedor em seminário sobre desenvolvimento econômico

Por Exclusivo RJ em 02/03/2023 às 10:12:59

O futuro econômico do Rio de Janeiro foi discutido em quatro painéis do seminário, que reuniu cerca de 300 pessoas no Centro da capital fluminense (null)

O governador Cláudio Castro destacou no "Seminário Desenvolve RJ: um estado de grandes oportunidades e investimentos" que o estado do Rio de Janeiro hoje é amigo do empreendedor e que não existe mais um abismo entre quem empreende e quem governa. O evento aconteceu nesta quarta-feira (1/3), no Centro da capital fluminense, e reuniu mais de 300 pessoas, entre empresários e representantes do setor público e da sociedade civil,

– O governo do Rio de Janeiro hoje é sócio majoritário de qualquer empreendedor. Definimos que o estado precisa ter um governo de diálogo, onde o empreendedor tem voz, pode colocar o seu problema, pois estaremos prontos para ouvir. A sua experiência será levada sempre em conta – enfatizou Cláudio Castro.
O governador se referiu ao Rio de Janeiro como o estado do desenvolvimento e lembrou a prioridade que tem sido dada à modernização dos processos para a abertura de empresas e atração de investimentos, que impulsionam a geração de empregos.
– O Rio de Janeiro está com uma carga tributária razoável, uma boa estrutura, e os empreendedores contam com o apoio do governo. Esse é o Rio de hoje, que diminuiu para menos de uma hora o processo de abertura de empresas, modernizando e digitalizando os processos. Não é com poder público que se faz um estado, mas, sim, com vocês, que desenvolvem esse estado – frisou o governador.
Ao abrir o evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, destacou a retomada econômica do estado e anunciou que entre as próximas ações do governo do estado estão o investimento de R$ 400 milhões na construção de infraestrutura e reforma de condomínios industriais, a criação de mais oito agências de desenvolvimento e a consolidação de 16 municípios como municípios polos do estado.
– Hoje temos superávit nas contas. Isso tudo que estamos vivendo é a retomada econômica do Rio de Janeiro. E com esses 16 polos, vamos abranger os 92 municípios do estado – comemorou o secretário.
O futuro econômico do Rio de Janeiro foi discutido em quatro painéis do seminário, todos mediados pelo jornalista George Vidor. No primeiro, o debate girou em torno das oportunidades de investimentos no estado. Mauro Andrade, diretor de Desenvolvimento e Negócios da Prumo, destacou que o Porto do Açu já é a maior base de apoio logístico offshore de óleo e gás no mundo e o segundo maior porto do Brasil em movimentação de carga. Ele disse que o porto está se preparando para a economia de baixo carbono e planeja abrigar um cluster de hidrogênio verde.
O presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, por sua vez, afirmou que o Rio passa por um excelente momento, exemplificando que mapa da Federação prevê 300 grandes investimentos no território fluminense, no período 2022-2024, principalmente nas áreas de óleo e gás, infraestrutura, indústria da transformação e desenvolvimento urbano. E pontuou que o Estado do Rio deve se consolidar como hub logístico.
No "painel Rio de Janeiro: um mar de oportunidades", especialistas discutiram temas como transição energética, o potencial do Rio de Janeiro como polo para o descomissionamento de plataformas de petróleo e embarcações, e também a importância de políticas públicas e de financiamento para o fomento das atividades relacionadas ao setor.
– Ao criar a Secretaria de Energia e Economia do Mar, que antes estava incluída na pasta do Desenvolvimento Econômico, o governador Cláudio Castro deu uma demonstração clara da importância do segmento. O Rio de Janeiro é o maior produtor nacional de gás natural e de petróleo. A economia do mar, que abarca desde a atividade da pesca até a indústria do petróleo, incluindo turismo, defesa e segurança, é estratégica para o estado e imprescindível para o desenvolvimento. Queremos um ambiente favorável para que investidores, sejam da indústria ou do comércio, apostem no Rio de Janeiro – afirmou o secretário Hugo Leal, que participou do "painel Rio de Janeiro": – Nossa vocação é gerar energia, ao lado de executivos de empresas de petróleo, gás e energia.
O programa Compra RJ, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, foi o tema do terceiro painel de debates, que tratou da valorização do empreendedor fluminense. Entre os participantes, o gerente de Micro e Pequenas Empresas da AgeRio, Bruno Eudes, destacou o apoio financeiro da agência de fomento do estado a empresas e projetos com potencial de geração de empregos e renda e de redução das desigualdades regionais. E antecipou ao público presente que um dos produtos da AgeRio, para este ano, é o programa "Elas em foco" – uma linha de crédito especial para mulheres empreendedoras.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários