[LOCAL 1] 970X250-CAMARASJB-AZUL

CriaSana recebe atividades do Outubro Rosa

Por Exclusivo RJ em 22/10/2022 às 17:43:42

Foto: Moisés Bruno Moradoras do Sana recebem informações sobre violência contra a mulher.

Arte, saúde e muita informação marcaram a manhã deste sábado (22), no CriaSana. O local recebeu equipes da Secretaria de Saúde, Políticas para as Mulheres e Cultura e contou com a presença do ônibus do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Itinerante, que disponibiliza informações sobre combate à violência contra a mulher.

A diretora do Hospital de Trapiche, Emergências e Urgências da Região Serrana, Carine Lima, informou que a Secretaria de Saúde disponibilizou para quem passava pelo local, aferição de pressão arterial, testes para detectar Covid-19 e de doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e HIV e ainda hepatites.

"No caso do teste de HIV, o aconselhamento é realizado em um local privado onde a pessoa é atendida com discrição. Caso seja detectada qualquer alteração em qualquer dos testes, nós encaminhamos para atendimento", disse.

Já a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paisi), Renata Rodrigues, informou que eles conscientizaram as mulheres com folhetos explicativos sobre a importância de se realizar exames periodicamente para detectar o câncer de mama precocemente.

"Quem procurou a nossa equipe recebeu o encaminhamento para fazer o exame de mamografia em uma clínica credenciada pela prefeitura, entre outras informações", disse Renata.

Ela acrescentou ainda que uma das principais dúvidas das mulheres é se realmente há necessidade de fazer o exame e qual a diferença entre mamografia e ultrassonografia das mamas.


Renata explicou que a ultrassonografia da mama é um exame capaz de analisar pequenas lesões que são difíceis de observar e, assim, auxilia no diagnóstico do câncer de mama. Entretanto, é necessário lembrar que esse exame não substitui a mamografia, que também deve ser realizada. "De janeiro até o mês de setembro, registramos a realização de 5.067 exames de mamografia", informou..

A advogada da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Rute Curvelo, conta que muitas pessoas não sabem dos seus direitos, principalmente aquelas que estão com câncer. Por meio de um folheto explicativo, a secretaria esclareceu que quem está com a doença tem direitos , como saques do FGTS/PIS/PASEP, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Isenção de IPTU, entre outros direitos.

Para a artesã Késia Jaber, que expõe seus produtos feitos em crochê e fio de malha no CriaSana, é um incentivo muito grande a realização dessa atividade no distrito, para conscientizar as mulheres que vivem no local.

"Muitas mulheres não se cuidam. É importante se falar em prevenção. Todos os anos vou ao ginecologista e peço o encaminhamento para fazer a minha mamografia", contou.

Fonte: Ascom

Comunicar erro

Comentários

[LOCAL 3] 728X90 - Fortaleza
[LOCAL 3] 728X90 - Barber