ABRIL AZUL SJB

Câmara homenageia professores com prêmio de honra ao mérito

Por Exclusivo RJ em 20/10/2022 às 13:50:20

Nove professores da rede de ensino de São João da Barra foram homenageados pela Câmara nesta quarta-feira (19), com o Prêmio de Honra ao Mérito Professores Alcy Gomes Barreto Viana e Dircélia Amaral Cravo. Assim como nas demais comendas conferidas pela Casa, cada vereador indicou um profissional, que recebeu um certificado. Familiares de Alcy e Dircélia prestigiaram a solenidade, compondo a mesa.

A premiação foi criada este ano, pela resolução nº 479/2022, de autoria do edil Analiel Vianna, visando valorizar e reconhecer os profissionais do magistério. "A educação é a profissão que forma todas as outras profissões; esta homenagem é mais que merecida", disse Analiel. O presidente da Casa, Elisio Rodrigues, destacou que a sessão foi marcada por muita emoção. "Parabenizo Analiel pelo brilhante projeto de resolução, criando esse prêmio em homenagem a esses dois professores que tiveram muito trabalho prestado e eram muito queridos aqui no município"", disse Elisio.

Quem são eles - A vereadora Sonia Pereira homenageou a professora de educação física, Patrícia Melo Novas Pereira - no magistério desde 1984, com passagem por várias instituições de ensino. Alan de Grussaí agraciou a professora Geruzia de Nazare Soares do Amaral Barroso, que é licenciada em história e trabalha na Escola Amaro de Souza Paes. A professora, diretora e pedagoga, Liliana Maria da Silva Cravo da Anunciação, foi a escolhida do edil Analiel Vianna. Com um vasto currículo, hoje é diretora da Escola Municipal Dr. Newton Alves, responsável pela implantação de uma unidade no município com o segundo segmento do ensino fundamental.

Carlos Machado (Kaká) homenageou a professora e pedagoga, Marivalda da Silva Amaral (irmã de Dircélia Amaral). Marivalda ingressou na Educação em 1983 e hoje trabalha na Creche Saul de Oliveira e Silva. O vereador Elisio concedeu o prêmio ao professor Mateus do Espírito Santo Pessanha, graduado em Letras. Pós-graduado em gestão escolar, leciona na rede estadual, municipal e privada. Franquis Arêas homenageou a docente Maria Aparecida Cardoso Amaral Urbano, que iniciou carreira no Estado, na Escola Júlio Mayhoffer Filho, no antigo sertão sanjoanense; atualmente, São Francisco do Itabapoana. Ela hoje é professora na Escola Municipal CIEP 265 Professora Gladys Teixeira.

Professor e engenheiro metalúrgico, Pedro Henrique Dias de Araújo foi o escolhido da vereadora Joice Pedra. Professor do IFF-SJB, coordena o projeto "Equipe Solaris" e está cursando doutorado em Tecnologia e Modelagem em Meio Ambiente aplicado a Recursos Hídricos. Chico da Quixaba deu o prêmio à professora e pedagoga, Claudia Márcia Souza de Oliveira, servidora de carreira há 18 anos e atualmente lotada na Escola Municipal José Alves Barreto e no Centro Municipal de Educação Avançada. Por fim, Junior Monteiro agraciou a educadora Nadia Gomes Pinto Joviano. Moradora do Açu há 16 anos, trabalha com aula particular e, junto com o esposo, idealizou o Espaço Sementes de Amor, que atende cerca de 70 crianças.

Alcy e Dircélia - Os dois educadores que emprestam seus nomes à premiação deixaram marcas. Emocionado, o pai de Alcy, Francisco Viana, lembrou as três maiores paixões do filho: família, Igreja Católica e educação. "Aquele que morre, morre para este mundo, fica na lembrança, mas vive na eternidade na Casa do Pai", disse Francisco, ao lado da esposa e das filhas. Alcy, que faleceu em abril de 2021, aos 40 anos, era licenciado em matemática e diretor da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, no Açu.

Já a professora Dircélia, que faleceu em maio de 2021, aos 58 anos, foi a primeira diretora da Escola Municipal Amália Soares de Almeida, na localidade do Carrapicho, em Atafona. Nos últimos anos de sua carreira, atuava na equipe da Secretaria de Educação. "Tenho certeza de que mamãe está muito orgulhosa da filha maravilhosa que foi a Dircélia porque minha irmã foi uma guerreira", lembrou Cristiane da Silva Amaral, ao lado da mãe, dona Elza, de 86 anos.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários