ABRIL AZUL SJB

Apesar da pandemia, Saúde com avanços em 2020

A pasta abriu mais 95 leitos próprios aptos ao atendimento de pacientes com Covid-19 e ampliou o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), uma importante ação da subsecretaria de Atenção Básica.

Por Da Redação em 31/12/2020 às 14:18:01

Divulgação

O ano de 2020 fica marcado como o ano de início da pandemia da covid-19, um dos maiores desafios do século XXI, apesar disso, Campos registrou avanços na Secretaria Municipal de Saúde. A pasta abriu mais mais 95 leitos próprios aptos exclusivamente para o atendimento da covid-19. Além disso, neste ano também aconteceu a ampliação do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), uma importante ação da subsecretaria de Atenção Básica.

Ainda no mês de março, a Prefeitura de Campos instalou, equipou e abriu para atendimento à população o Centro de Controle e Combate ao Coronavirus. A unidade é referência no atendimento a pacientes que precisam de tratamento da Covid-19. Desde a abertura do Centro de Controle e Combate ao Coronavirus, mais de 21 mil pessoas receberam atendimento e tratamento na unidade que conta com 40 leitos clínicos e 19 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, além de 05 leitos na sala vermelha. Todos os leitos foram implantados neste ano.

Além dos leitos do Centro de Combate ao Coronavirus, nos últimos meses, a Secretaria de Saúde também ampliou os leitos localizados no Hospital São José. O local, também é referencia no atendimento da covid-19 com 10 leitos de UTI e 26 leitos de enfermaria.

Outra ação de destaque no enfrentamento à covid-19 foi pactuada no início deste mês, quando ocorreu a negociação para a manutenção de leitos até, pelo menos, o mês de fevereiro de 2021. Fruto da pactuação junto à Secretaria Estadual de Saúde, a Prefeitura de Campos, através da SMS, negociou e garantiu junto a hospitais da rede contratualizada e a regulação estadual o repasse de recursos para a manutenção de leitos específicos para o atendimento a pacientes com covid-19 em unidades filantrópicas e privada de Campos.

Com a pandemia do coronavírus uma das preocupações é a necessidade de fortalecimento de ações de Atenção Básica à saúde. Assim, outro avanço registrado em Campos está ligado especificamente à reestruturação de atendimentos e prestação de serviços, com a ampliação do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Hoje, em todo o município, 23 equipes atuam em Unidades Básicas de Saúde. Cada equipe do ESF é composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, agente comunitário de saúde, dentista e auxiliar de saúde bucal. Elas estão baseadas em UBSs e atendem em diversos bairros, formando vínculo com as famílias o que permite prevenir doenças ou agir com mais rapidez na cura.

Testes gratuitos à população

Outro ponto de destaque na Saúde foi a implantação, através do Departamento de Vigilância em Saúde, de Programas de Testagem que possibilitaram melhor análise epidemiológica no município. Desde os primeiros meses de enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura disponibilizou milhares de testes gratuitos para a população com diferentes programas de testagem em massa.

Através do aplicativo Dados do Bem, milhares de testes de Covid-19 foram realizados em pessoas que baixaram o aplicativo e foram selecionadas após responderem aos questionamentos. Os testes foram entregues através de parceria com o Comitê de Ações Humanitárias do Porto do Açu. E seguem sendo realizados no município.

Outra ação foi a Testagem em massa de diversas categorias profissionais entre eles, comerciários, trabalhadores da limpeza pública – garis e coletores de material reciclável, motoristas profissionais, motoristas e cobradores do transporte coletivo, permissionários do sistema alimentador, taxistas, motoboys, policiais militares, bombeiros militares, policiais rodoviários federais, agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, além de idosos em asilos e profissionais da Saúde.

Desde o mês de setembro, diferentes bairros de Campos receberam o ônibus da Vigilância em Saúde para o Programa de Testagem. Itinerante. Mais de 20 mil testes já foram realizados. Dentre os bairros que receberam o Programa estão Parque Vicente Dias, Ururaí, Travessão, Pelinca, Parque Santo Amaro, Parque Tamandaré, Centro, Goytacazes, Estância, Manhães, Penha, Tócos, Mussurepe, Santo Amaro, Baixa Grande e de Farol de São Thomé. Além destes, locais como o Jóquei, Parque Aurora, Parque Guarus, Jardim Carioca, Bonsucesso, São Matheus, Turfe-Clube e Parque Rosário também já receberam o ônibus. Assim como moradores do Parque Eldorado, Parque Prazeres, Parque Aldeia I e II, Nova Canaã, Parque Aeroporto, Parque Ceasa, Parque São José, Parque Santa Rosa, IPS, São Benedito, Alphaville, Parque João Maria, Flamboyant e Parque Nova Brasília também puderam participar. O Programa de Testagem foi realizado em bairros do município que apresentam grande incidência de casos confirmados ou suspeitos de covid-19.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários