COLO DO ULTERO
Trier Calcados

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é lembrado na Câmara de São João da Barra

Por Exclusivo RJ em 02/04/2024 às 22:55:21

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi lembrada na sessão da Câmara de São João da Barra nesta terça-feira (02), com a visita da representante da Associação de Amigos de Famílias Atípicas (AAFA), Dam√°ria Magalhães. Ela foi convidada pelo presidente da Casa, Alan de Grussaí, para falar um pouco sobre o assunto. Emocionada, Dam√°ria aproveitou para ler mensagem, levando a plateia a refletir sobre os desafios e as alegrias de quem tem filhos com TEA.

Ela também ressaltou a importância do Centro Terap√™utico Pedro Machado, apresentado hoje pela Prefeitura e que começar√° os atendimentos na próxima terça-feira, representando um marco para o município. "Quase 500 mães ou respons√°veis j√° receberam ligações para marcação do começo das terapias dos nossos filhos!"

Também enfatizou que "às vezes, pregamos tanto a empatia, mas, às vezes, a gente acaba não testemunhando a empatia. Na verdade, a gente só consegue sentir, ter a visão, quando passamos por aquilo". Segundo ela, muitas famílias t√™m crianças autistas dentro de sua casas, mas não conseguem entender o que é o autismo.

- Quero agradecer a todos os vereadores, que sempre nos recebem com muito carinho nessa luta, e a gente pode dizer que São João da Barra est√° muito longe de cidades vizinhas, pois sabemos que podemos contar com a Câmara, com a nossa prefeita e isso é muito importante: nas terapias, na saúde, na educação. Nem tudo a gente consegue ter, mas a gente consegue ser assistido - concluiu.

Trabalho - Os vereadores também destacaram a importância do Centro Terap√™utico Pedro Machado - que j√° vinha sendo solicitado pelo Legislativo, nas sessões, h√° bastante tempo. Elisio Rodrigues citou, ainda, a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Defici√™ncia, em 2022, durante sua gestão e da qual é coordenador, ao lado de Kak√° e Analiel. Os edis também lembraram da criação da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo, por iniciativa da deputada federal Carla Machado, no ano passado, na Alerj.

- O município tem apoio para essa classe, que vem crescendo em todo o Brasil, e o nosso município est√° procurando se atualizar. É uma luta di√°ria que est√° só apenas começando - disse Elisio. O presidente da Casa, Alan de Grussaí, ressaltou que as famílias precisam ser assistidas. "Temos que nos colocar no lugar do outro. Só quem tem um familiar com algum grau de autismo sabe como é difícil, e sabe quantas barreiras vai ter. E como é um boa essa união dos poderes: Câmara, Prefeitura, Alerj. Todos estão de parabéns".

Fonte: Ascom

Comunicar erro
CAMARA SJB MARCO LILAS

Coment√°rios