ABRIL AZUL SJB

*Dia Internacional da Mulher: Homenagens às Trabalhadoras Marcam a data

Professora de Rio das Ostras, Guilhermina Rocha é uma das homenageadas

Por Exclusivo RJ em 11/03/2024 às 18:59:07

No próximo dia 12 de março, às 9h30, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) realizará, na sala 40 do Centro, o evento "Mulheres e Trabalho: histórias de vida, histórias de luta". A atividade, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, marca a entrega da primeira Medalha Rosa Amélia Alves de Araújo, criada pela coordenação do Cesteh para reconhecimento de mulheres que realizaram ações para melhorias no campo da Saúde das Trabalhadoras.

*Medalha Rosa Amélia Alves Araújo*

Rosa Amélia Alves Araújo foi uma trabalhadora que entrou em contato com o Cesteh após tomar conhecimento de que a unidade possui uma linha de pesquisa sobre asbestose – doença que atinge às pessoas expostas ao amianto. Ao descer na Av. Brasil e entrar na Fiocruz procurando até encontrar o Cesteh, a trabalhadora contou sua história e passou a integrar um grupo de pesquisa em saúde. Com o passar do tempo, trouxe também seus colegas de trabalho para tratamento no ambulatório do Centro. Sua atitude gerou ganhos extraordinários: ela se tornou defensora de ambientes de trabalhos saudáveis, contribuiu para transformar a exposição ao amianto em um problema de saúde pública e foi a fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea).

Em decorrência da doença adquirida no processo de trabalho, Rosa Amélia faleceu no dia 9 de julho de 2006. Por essa razão, o Centro quer homenagear aquelas, tal como Rosa, que buscam incessantemente por melhorias nos processos de trabalho com medalha que receberá seu nome.

*Serão homenageadas:*

- Guilhermina Luzia da Rocha - Professora da rede pública e privada do Rio de Janeiro

- Maria de Lourdes do Carmo - "Maria dos Camelôs"

- Natália Russo - Diretora do Sindipetro RJ e da FNP

- Maria Lucia Nascimento do Carmo – Fiadeira e ex-presidente da Abrea

- Luiza de Fátima Dantas – Agente de endemias (Homenagem Póstuma)

A atividade será aberta ao público e a moderação feita pela coordenadora do Cesteh Rita Mattos.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários