ABRIL AZUL SJB

Outubro Rosa: Alerj promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama e de colo do útero

Por Exclusivo RJ em 19/10/2023 às 11:59:49

Foto: Octacílio Barbosa

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio da Escola do Legislativo (Elerj), em parceria com o Departamento de Assistência Médica da sede do Parlamento fluminense, realizou nesta quarta-feira (18/10) palestra com o tema "Câncer da Mama: O que você precisa saber!". A iniciativa integra a Campanha "Outubro Rosa" e tem o objetivo de conscientizar as mulheres e divulgar informações sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

De acordo com o Dr. Nilson Baptista, médico obstetra do Departamento de Assistência Médica da Alerj, segundo dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre mulheres, com uma projeção de 74 mil novos casos até 2025.

"O câncer de mama é um tumor, resultado da multiplicação anormal e desordenada de células da mama, provocado por uma alteração genética, podendo ser herdada, que representa 10% dos casos, ou espontânea, durante a vida. Existem fatores de riscos modificáveis, que se relacionam diretamente com as chances de alguém desenvolver a doença", explica, reiterando que 30% dos casos poderiam ser evitados com a adoção do autocuidado e através de um estilo de vida mais saudável.

Atuando na Estratégia Saúde da Família (ESF), a enfermeira Patrícia Rangel, que também faz parte do Departamento de Assistência Médica da Casa, apresentou um panorama sobre a prevenção e autocuidado. "O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo, por este motivo, adotar o autocuidado é muito importante. O maior problema é o grande número de diagnósticos tardios, quando a doença já se encontra em estado avançado. Por isso, é fundamental que tanto mulheres quanto homens adotem a prática do autocuidado após os 40 anos de idade. Devemos nos prevenir", afirmou a enfermeira.

Representando o Diretor do Departamento Médico da Alerj, Samy Chitaya, a Coordenadora de Enfermagem, Fabiana Guimarães, pontuou que a prevenção é fundamental: "Temos que pensar que não só o Outubro Rosa deve ser tratado como uma data importante, pois o câncer de mama é uma preocupação o ano inteiro e o mês de outubro é apenas uma simbologia. O trabalho do Departamento Médico da Casa é contínuo, realizando ações de suporte à saúde e bem-estar, de forma interdisciplinar".

Curada do câncer de mama, a psicóloga clínica e especialista em terapia cognitiva comportamental, Rose Teixeira, proporcionou aos presentes um momento de conscientização sobre o câncer de mama através de seu relato pessoal. Ela contou que foi diagnosticada com a doença em 2018 através de exames de rotina realizados na ocasião da campanha "Outubro Rosa" daquele ano.

"Eu vivi, durante anos, uma rotina muito estressante como gerente de banco e ao fazer um exame de rotina descobri uma alteração, que me levou ao tratamento contra o câncer de mama. Eu me sinto uma pessoa privilegiada por ter um diagnóstico precoce e me cuidar. O autocuidado foi tudo para mim e hoje posso compartilhar minha experiência", contou a psicóloga.

Ações afirmativas do Parlamento neste "Outubro Rosa"

Um ato público no dia 04/10, nas escadarias do Palácio Tiradentes, marcou a abertura da campanha. Durante o evento a sede histórica da Alerj ganhou uma iluminação cor de rosa, que permanecerá durante todo o mês de outubro. O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), destacou a importância de sensibilizar as mulheres sobre a prevenção à doença.

"Nosso compromisso, no Legislativo, é abordar essa questão em benefício das mulheres. Temos uma grande preocupação em conscientizar e combater o câncer de mama", comentou o parlamentar, destacando que a bancada feminina na Alerj, formada por 15 parlamentares, é a maior da história do Parlamento fluminense. "Isso é muito positivo", pontuou o presidente da Casa.

100 exames realizados em mamógrafo móvel

No último dia 06/10, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Alerj, promoveu em parceria com a Defensoria Pública e as Secretarias Estaduais de Saúde e da Mulher, a realização de exames gratuitos de mamografia. Através da iniciativa, cerca de 100 mulheres foram atendidas no mamógrafo móvel, instalado no Largo da Carioca, no Centro do Rio. Além disso, tendas de atendimento foram disponibilizadas para orientações jurídicas sobre violência de gênero.



Fonte: Ascom

Comunicar erro
Trier Calcados

Comentários