CAMARASJB-TRANSITO

MARÇO AZUL MARINHO: ALERJ ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER COLORRETAL

Por Exclusivo RJ em 30/03/2023 às 13:59:19

O mĂȘs de março é dedicado à conscientização e prevenção do câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, que é o terceiro que mais mata no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O Departamento de AssistĂȘncia Médica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) alerta para a importância da campanha Março Azul Marinho de combate à doença.

Diretor do departamento, Samy Chitayat esclareceu as principais características da doença e as formas de prevenção. "A prevenção é fundamental, principalmente, porque diferente da maioria dos outros tumores. Com exames preventivos é possível retirar e tratar as lesões antes que elas virem câncer. Por isso, é tão importante que a população tenha informações sobre a doença", explicou.

Ainda de acordo com ele, todas as pessoas, independentemente de sintomas, devem realizar o exame de colonoscopia a partir dos 45 anos. "Com esse exame, podemos identificar e retirar os pólipos que são lesões pré-cancerígenas, bem como evitar a evolução da doença. Pessoas com histórico familiar devem começar a fazer o exame 10 anos antes da idade do parente de primeiro grau que foi diagnosticado com o tumor", esclareceu Chitayat.

Câncer colorretal

São tumores que acometem o intestino grosso, principalmente nas regiões chamadas de colo, reto e ânus. No Brasil, o tumor colorretal é o quarto que mais atinge homens e o terceiro no caso das mulheres, com maior incidĂȘncia nas regiões Sul e Sudeste. São esperados para cada ano do triĂȘnio 2023-2025 um total de 45.630 novos casos anuais de câncer colorretal no Brasil, segundo estimativa do INCA: desses, 23.660 em mulheres e 21.970 em homens.

Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer colorretal são: pessoas acima de 50 anos; histórico familiar de câncer de intestino; alimentação pobre em fibras e com excesso de carnes vermelhas; e ultraprocessados. E os sintomas são diarreia, anemia e massa palpĂĄvel, obstrução intestinal e sangue nas fezes.

As formas de prevenção da doença, segundo recomenda Chitayat, são dieta rica em fibras produtos de origem vegetal, pobre em gordura saturada e diminuição do consumo de carnes vermelhas, além da realização de exames preventivos

Comunicar erro
Trier Calcados

ComentĂĄrios