[LOCAL 1] 970X250-CAMARASJB-AZUL

Cultura debate Carnaval 2023 em reunião com representantes da Liesecam

Reunião foi realizada no Teatro Municipal Trianon. Prefeitura segue sinalizando seu interesse na realização do evento

Por Exclusivo RJ em 02/03/2023 às 16:15:16

Foto: Fábio Mattos / Divulgação

A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, realizou, nesta quarta-feira (01), no Teatro Municipal Trianon, reunião com representantes da Liga Independente das Escolas de Samba e Entidades de Carnaval de Campos dos Goytacazes (Liesecam), que haviam solicitado a referida agenda para falar sobre a realização dos desfiles do Carnaval 2023, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).

"Em assembleias e reuniões realizadas em 2022 e no começo deste ano, toda a representação das agremiações carnavalescas aceitou a divisão de responsabilidades que resultará na realização do Carnaval 2023, quando ficou acertado que a Prefeitura daria toda a estrutura logística para a realização do evento, enquanto as ligas ficariam com a função de captar recursos por meio de patrocínio. Mas, até o momento, as representantes das entidades ainda não conseguiram captar esse patrocínio", detalhou Auxiliadora Freitas, após o encontro.

A Liesecam se fez representada por seu diretor comercial e secretário, Marcelo Monteiro, e pelo diretor de projetos, Victor Cabral. O encontro também contou com as participações do assessor do Gabinete do prefeito Wladimir Garotinho, Eduardo Azevedo; do chefe da Divisão de Cultura Popular da FCJOL, Marcelo Velasco; e do assessor técnico do Cepop, Leonardo Braz.

A Prefeitura segue mantendo e garantindo o que foi definido nos encontros, esperando pela realização dos desfiles no Cepop, que passa pela manutenção necessária para voltar a receber o evento. Além do diálogo constante com as entidades que representam as agremiações, a FCJOL publicou, em 2021 e 2022, editais de chamamento público para a estruturação do Carnaval, em que se pedia a apresentação de projetos no âmbito da captação de recursos, por parte dos interessados: empresas, ligas, associações, dentre outros.

Duas instituições foram habilitadas, no edital de 2022: Liesecam e a Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic). Mesmo assim, a Prefeitura também atua na busca por patrocínio, visando ampliar os recursos destinados aos desfiles. Além disso, também em 2022, a FCJOL lançou um edital de fomento às agremiações carnavalescas legalizadas, que resultou no evento "Foliões no Cais da Lapa". Em 2023, o pré-carnaval e o carnaval, foram valorizadas e contemplados com recursos as seis Escolas de Samba que se cadastraram no edital de chamamento para se habilitarem a participarem dos eventos do calendário das festas tradicionais da FCJOL, se apresentando em eventos realizados em diversos extremos do município.

"Amamos, respeitamos e fazemos de tudo para profissionalizar o Carnaval da nossa gente, para que ele volte com a força, a potência e o respeito do qual é merecedor; e, para isso, precisamos de todos. Grande passo já foi dado quando conseguimos legalizar várias agremiações, dando suporte jurídico, técnico e financeiro, por meio de editais de fomento ao segmento", completou Auxiliadora.


Fonte: Ascom

Comunicar erro

Comentários

[LOCAL 3] 728X90 - Fortaleza
[LOCAL 3] 728X90 - Barber