Barber2

Empresa de Bioetanol de olho em Carapebus

Por Da Redação em 04/11/2021 às 16:39:35

Divulgação

Na última semana representantes de várias empresas vieram a Carapebus apresentar projetos para instalação de uma base no município; uma delas foi a CBE Energy Bioetanol Social, que atua no ramo da produção de etanol. Os empresários, Marcelo Lauredan, Lilian Ardisson e o Engenheiro Agrônomo, Fernando Moreno, foram recebidos na Prefeitura Municipal de Carapebus, pelo Gestor de Desenvolvimento Econômico de Carapebus, Paulo Arlécio, o Secretário de Agricultura Willison Mussi, o Secretario de Trabalho e Renda, Valdecy Alves, o Subsecretário de Trabalho e Renda, Vinícius Bitencourt, Subsecretário de Educação Luiz César, Ouvidor Geral, Carlos Alberto e o engenheiro agrônomo, Lourenço Almeida, para apresentarem o projeto industrial para a instalação de uma usina de etanol extraído da batata-doce.


Segundo os técnicos, a produção de bioetanol é uma alternativa de menor impacto ambiental em relação a gasolina e o diesel e é considerada energia limpa. O projeto da CBE Energy foi elaborado para ser autossustentável por meio da produção da própria energia, da reciclagem da água utilizada, e da utilização do resíduo do bagaço de batata-doce gerado como matéria-prima para produção de ração animal.
"A cada 360 toneladas de batata- doce é possível a extração de 45 mil litros de etanol hidratado e 60 toneladas de ração úmida", ressaltou o Engenheiro Agrônomo, Fernando.
De acordo com o diretor de operações e engenharia industrial da CBE Energy e engenheiro, Marcelo Pires, a geração de energia será conseguida através da cogeração (vapor do processo) e também energia fotovoltaica que será instalada em todo o telhado da usina e todo os efluentes líquidos e sólidos da usina serão tratados numa estação própria (ETE) e que também será utilizada através de tecnologia inovadora para a produção de energia elétrica. A empresa trará para o município, além de empregos na área industrial de combustível, incentivo ao plantio da batata- doce para os agricultores da região, visando famílias de assentamentos rurais de Carapebus.
O outro benefício é que boa porcentagem da produção de etanol ficará para abastecimento dos postos de combustíveis da cidade, trazendo vantagem em termos de preço, principalmente para o consumidor final.
A instalação da empresa de acordo com o projeto, será na área industrial de Itaquira e os trâmites legais já estão em andamento.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
tESTAGEM

Comentários

728x90 - Folheie Exclusivo
PHNjcmlwdCBkYXRhLWFkLWNsaWVudD0iY2EtcHViLTY2NDI3Nzk1NDcyNzUwMjgiIGFzeW5jIHNyYz0iaHR0cHM6Ly9wYWdlYWQyLmdvb2dsZXN5bmRpY2F0aW9uLmNvbS9wYWdlYWQvanMvYWRzYnlnb29nbGUuanMiPjwvc2NyaXB0Pg==