Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

São João da Barra

Centro de Práticas Integrativas completa um ano

Mais de 10 mil atendimentos foram feitos no espaço, que promove atividades como acupuntura, pilates, yoga e dançaterapia


Profissionais de saúde e pacientes atendidos no Centro Municipal de Práticas Integrativas se reuniram na manhã desta sexta-feira, 3, para comemorar um ano de funcionamento do espaço, que funciona na sede de São João da Barra. Durante o período foram realizados mais de 10 mil atendimentos a servidores públicos municipais, idosos acima de 60 anos, pacientes dos programas de saúde mental e pessoas em situação de vulnerabilidade e com necessidades especiais.

O Centro, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve atividades como acupuntura, pilates, osteopatia, quiropraxia, ventosaterapia, yoga, ozonioterapia, arterapia, dançaterapia, musicoterapia, homeopatia e fitoterapia, além de atendimento psicológico, acessíveis ao público-alvo mediante encaminhamento médico da rede pública. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

O evento marcou também o Dia Mundial das Práticas Integrativas e Complementares, celebrado em 27 de janeiro, e contou com palestras, depoimentos de pacientes e aulão de dançaterapia.

"Nossa intenção, ao criarmos este espaço, foi de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção em saúde, ajudando na conquista da qualidade de vida que é o caminho para uma população mais saudável", definiu a secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés. "Trabalhamos para promover o autocuidado e estimular o desenvolvimento pessoal, ajudando na redução de medicamentos controlados e no controle da dor", explicou a coordenadora do Centro Municipal de Práticas Integrativas, Daniela Del Rio.

O Centro ajudou a transformar a vida do arquivista Cláudio Damião Oliveira Araújo, 59 anos, morador da Sede, que sobreviveu com sequelas em 2020 a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) após 18 dias em coma. Ele começou o tratamento no espaço há um ano e continua se dedicando à sua recuperação com a ajuda de sessões de acupuntura, ozonoterapia e fisioterapia. "Cheguei aqui em uma cadeira de rodas, muito debilitado, e a cada dia me sinto melhor. É preciso ter paciência, perseverança, força de vontade e, acima de tudo, vontade de viver. Agradeço muito a essa equipe maravilhosa que vem ajudando na minha reabilitação", contou o servidor municipal, que hoje já consegue andar.

Ascom

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!