Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Campos dos Goytacazes

Teatro Trianon recebe 1º Fórum Municipal de Artesãos

Evento da Federação do Artesanato do Rio de Janeiro conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima


Realizado nesta quinta-feira (4), no Teatro Municipal Trianon, o 1º Fórum Municipal de Artesãos de Campos dos Goytacazes promoverá no decorrer do dia, importantes debates sobre temas de interesse direto dos profissionais que atuam neste setor. Promovido pela Federação do Artesanato do Rio de Janeiro (Faerj) e pela Secretaria Executiva do Fórum Estadual de Artesãos do Rio de Janeiro (Seferj), o evento tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

No foyer do teatro, o artesanato regional foi exposto, divulgando a beleza das criações dos artistas de Campos e cidades vizinhas. No palco, o evento começou com o desfile "Regionalidades", peças de uma coleção assinada pelo estilista, Nelcimar Pires, feitas com fuxico. A cerimônia foi aberta pela presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.

"Para vermos o artesanato fortalecido, precisamos nos unir. Todas as atividades que visem unir e capacitar nossos artesãos, sempre serão apoiadas pela FCJOL. Desde o ano passado, este segmento passou a contar com o apoio da municipalidade, por meio de feiras realizadas em nossos equipamentos. Viva o artesanato de Campos", disse.

A abertura do evento contou, também, com as participações da diretora executiva das Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu; professora, Salvadora Cruz, responsável técnica por artesanato regional da FCJOL; vice-presidente da Faerj, Valéria Vieira; Adriana Cabral (Sebrae) e Cintia Miller (Seferj). A artesã, Nea Mariozz, fechou os pronunciamentos, emocionando o público, com sua fala sobre a paixão pelo mundo do artesanato.

ARTE EM FOCO – Em um momento especial da abertura do 1º Fórum Municipal de Artesãos, Auxiliadora Freitas recebeu, das mãos do artesão, Yuki Satou, uma obra em Macramê, feita com pedaços antigos de corda sisal, utilizadas para manobras nos contrapesos da caixa cênica do palco do Trianon, trocados no mês de abril, depois de 24 anos de uso. A criatividade do artista foi longamente aplaudida.

Palestras marcam evento e, na ocasião, acontecerá a eleição para a Secretaria Executiva do Fórum Municipal de Artesãos de Campos dos Goytacazes. O Fórum conta com o apoio da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), Sesc, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da empresa Caçula.

Ascom

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!