Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Câmara de São João da Barra

Soninha Ferreira recebe Medalha Narcisa Amália na Câmara de São João da Barra

Legislativo também agraciou nove mulheres com o Diploma Narcisa Amália


Divulgação

Com o plenário lotado, a Câmara de São João da Barra promoveu nesta terça-feira (31), a entrega do Diploma Mulher Cidadã Narcisa Amália, comenda instituída pelo Legislativo em 2013 para homenagear mulheres que vêm se destacando no município, sendo uma indicada por cada vereador. O ponto alto da noite ficou por conta da outorga da Medalha Narcisa Amália que, desta vez, foi concedida à moradora de Atafona, Soninha Ferreira.

- Agradeço com imensa alegria a generosidade da minha indicação pelo presidente da Câmara, Elisio Rodrigues e com a concordância dos demais membros desta Casa de Leis. Sinto-me verdadeiramente honrada por merecer essa importante comenda homenageando a ilustre sanjoanense Narcisa Amália, poetisa, jornalista, escritora e primeira jornalista profissional do Brasil - disse Soninha.

As demais homenageadas foram: Renata Viana do Amaral Paes (Alan de Grussaí), Liliana Maria da Silva Cravo da Anunciação (Joice Pedra); Maria Alcina Amaral dos Santos (Sonia Pereira); Priscilla de Souza Gomes Vianna (Analiel Vianna); Edilane Rangel Gomes (Franquis Arêas); Dalva da Silva Cardozo Ferraz (vereador Kaká); Lucineia Pereira Santos (Elisio Rodrigues); Viviane da Silva Ribeiro Meirelles (Chico da Quixaba) e Marcela Nogueira Toledo (Junior Monteiro).

O presidente da Casa, Elisio Rodrigues, ressaltou que o Legislativo está dando continuidade ao calendário de eventos criados na gestão de Aluizio Siqueira e que todas as homenageadas representam a mulher de fibra que é a sanjoanense. "Tenho certeza de que essa noite ficará marcada na memória de cada homenageada e de seus familiares aqui presentes hoje. Me sinto também honrado, enquanto presidente, de estar prestando esse reconhecimento a Soninha Ferreira, mulher religiosa, política, que se comunica com muita facilidade e contribui muito para São João da Barra", ressaltou Elisio.

A poetisa sanjoanense Narcisa Amália nasceu no dia 03 de abril de 1852. É filha de Joaquim Jácome de Oliveira Campos Filho e de Narcisa Ignácia de Oliveira Campos. Viveu toda a sua infância em São João da Barra. Por volta dos 11 anos, sua família mudou-se para Resende (RJ). Narcisa alcançou muita projeção com seu trabalho. Publicou sua primeira poesia em 1870, no jornal O Paraybano (SJB). Lançou em 1872, seu primeiro livro de poesia, "Nebulosas", sendo um sucesso. Ela foi a primeira jornalista profissional do Brasil; trabalhou em favor da mulher e das causas abolicionistas/republicanas e faleceu em 1924.

Ascom

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!