COLO DO ULTERO
Trier Calcados

Parlamento Inter-Regional Norte e Noroeste Fluminense é instituído

Por Da Redação em 24/09/2021 às 19:51:13

Fotos: Check e Roberta Joia

O Parlamento Inter-Regional Norte e Noroeste Fluminense foi instituído nesta sexta-feira (24), no encontro entre presidentes das Câmaras que aconteceu no plenário Álvaro Lopes Vidal. Por unanimidade, o presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Fabio Ribeiro (PSD) ocupará a presidência. Participaram do encontro os representantes das Câmaras Municipais de Macaé, Italva, São João da Barra, Italva, Quissamã, Natividade, São Fidélis, São José de Ubá, Bom Jesus do Itabapoana, Conceição de Macabu, Itaperuna, Cambuci, Itaocara e Carapebus.

Iniciando a solenidade, Fabio Ribeiro destacou as dificuldades enfrentadas pelos municípios que foram agravadas durante a pandemia. "O estado do Rio de Janeiro possui oito regiões com as mais diversas características. Entretanto, duas delas - a região Norte e a região Noroeste - possuem muitas características em comum, a começar por sua posição geográfica, eis que são as únicas que se encontram no limite territorial com o estado do Espírito Santo", disse.

Fabio Ribeiro falou da necessidade da criação do Parlamento Inter-Regional Norte e Noroeste Fluminense. "Estudando as características de cada município, temos muito em comum, como a agropecuária e o petróleo. Essa é uma iniciativa fundamental para os 22 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense", disse.

Convidado a discursar, o bispo Dom Roberto falou sobre a integração dos municípios. "Acredito que esse evento já seja uma benção pelo objetivo que se propõe, que é o desenvolvimento dessas regiões. Estamos, como diria o papa Francisco, em um mundo sombrio e fechado, e isso é uma esperança de integração", afirmou. O religioso destacou que o Parlamento Inter-Regional poderá ser um espaço para dar voz às cidades. "Estamos em um paradigma de uma nova política que se faz com diálogo e colaboração de todos", concluiu.

O ex-governador Anthony Garotinho participou do evento, ministrando uma palestra de forma remota. Ele abordou aspectos históricos da economia fluminense, desde a mudança da capital federal, até o crescimento do interior nos últimos anos. "Hoje a gente tem no Sul do Estado o segundo pólo automobilístico do Brasil", exemplificou, destacando também o porto em São João da Barra.

Prefeito de Campos, Wladimir Garotinho parabenizou os parlamentares pela iniciativa. "Nós temos problemas em comum, nós temos características em comum e nós precisamos estar unidos para ter forças", ressaltou. "Nós não vamos conseguir individualmente resolver os problemas das cidades. A gente só vai conseguir resolver se a gente tiver forças. Campos pelo seu tamanho, pelo seu potencial, até por ter dois ex-governadores, tem uma força própria. Mas algumas cidades precisam de apoio. Esse é o papel dessa iniciativa. Que a gente busque unidade", disse.

Após a abertura do evento, foram convidados a compor a mesa, ao lado de Fabio Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal de Italva, Elias Enfermeiro, e o presidente da Câmara Municipal de São João da Barra, Elísio Rodrigues.


Fabio Ribeiro explicou o objetivo da criação do Parlamento Inter-Regional. "Fortalecer o Poder Legislativo Regional, discutir assuntos de relevante interesse da sociedade, dos poderes e da gestão pública, bem como atuar conjuntamente com a sociedade civil no apoio às políticas públicas, programas e ações governamentais e não-governamentais, visando alcançar padrões sustentáveis de desenvolvimento das cidades que a compõem", disse.

Em seguida, foi realizada a votação da Mesa Diretora do Parlamento Inter-Regional. Fabio Ribeiro (PSD) foi eleito presidente; o presidente da Câmara de Itaperuna, Sinei Torresmo, foi eleito vice-presidente; o presidente da Câmara de Macaé, Cesinha, foi eleito primeiro secretário; e o presidente da Câmara de Italva, Joel Enfermeiro, foi eleito segundo secretário. A posse oficial será realizada no dia 22 de outubro, às 14h, em Itaperuna.

Fonte: Ascom

Comunicar erro
CAMARA SJB MARCO LILAS

Comentários