Trier Calcados

Carnaval campista discutido em audiência pública

Por Da Redação em 10/09/2021 às 18:18:23

Divulgação

Representantes de órgãos públicos e de setores do carnaval discutiram a retomada da festividade em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes na tarde desta quinta-feira (09). A mesa do evento foi presidida pelo vereador Maicon Cruz (PSC), que é presidente da Comissão de Defesa da Educação e Cultura, e foi composta pelo membro da Comissão, vereador Marcione da Farmácia (DEM) e o representante da Comissão sobre o Verão do município, vereador Diego Dias (Podemos).

"A Comissão de Cultura está atenta a todas essas manifestações culturais do município. Então, a gente quer debater com vocês o nosso carnaval. O que vocês acham que deve acontecer, como deve acontecer, se deve ser na data do calendário nacional ou em outra data para a gente poder, junto ao município, começar a dialogar isso", afirmou o vereador Maicon Cruz.

Presidente da Associação de Bois Pintadinhos de Campos dos Goytacazes, Marciano Da Hora iniciou as discussões agradecendo o convite. Ele destacou a importância da cadeia produtiva do carnaval. "Quando se fala de manifestação cultural, da cultura popular, nós não podemos deixar de lembrar da importância dessa cadeia produtiva para a economia do nosso município, para a economia do nosso Estado, para a economia do nosso país", ressaltou.

Da Hora abordou como a pandemia afetou o setor, que foi o primeiro a parar. De acordo com ele, o carnaval de Campos já foi destaque nacional. "Nós estamos falando de um carnaval que gera, quando é realizado, mais de três mil e quinhentos empregos diretamente ou indiretamente falando. Nós não estamos falando aqui simplesmente de uma festa", disse.

O presidente da Associação leu uma pauta de reivindicações do setor, que inclui o pedido de realização de um seminário para discutir a história do carnaval de Campos e do Boi Pintadinho; criação da escola do carnaval; criação de grupo de trabalho para tratar sobre a realização da festividade; criação, por lei, do fundo setorial do carnaval; reativação ou alteração de lei que oficializou o carnaval.

A lista continua pedindo a criação de lei que ampare permissão de uso e exploração total do Cepop, com a finalidade de explorar recursos com a iniciativa pública e exclusivamente para o carnaval; criação, por lei, da cidade do samba; criação de uma força de trabalho; desarquivamento ou criação da lei municipal de incentivo à cultura; solicitação de convênio para realização do carnaval; criação de uma força tarefa para recuperar o Cepop.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, afirmou que a pasta soma forças com todo o arranjo produtivo do município. "Esse é o processo de contribuição. A gente viveu momentos adversos e tem que aprender como conviver com isso. A linha do tempo já não existe mais depois da Covid. Temos que aprender a entender isso", disse. Ele afirmou que já foram iniciadas as conversas sobre o Verão do município. Sobre o viés econômico, ele afirmou que a cultura é fundamental no país e em Campos.

O vereador Diego Dias falou dos trabalhos da Comissão que discute a programação de Verão do município, ressaltando que a Saúde é a pauta principal. Em seguida, o vereador Anderson de Matos (Republicanos) defendeu a realização do carnaval, como forma de geração de emprego e renda para a população. A vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fernanda Campos, destacou que já está em diálogo a formação de uma força tarefa para recuperação do Cepop.

Participaram ainda o presidente da Comissão Especial de Estudos e Conflitos Jurídicos do Carnaval da OAB-RJ, Luis André de Barros; o subsecretário de Posturas, Jackson de Sousa; o representante da Secretaria de Cultura do Estado, Maxwell Vaz; o vice-presidente da Comissão de Defesa da Educação e Cultura da Câmara, vereador Helinho Nahim (PTC); e o representante da Liga das Escolas de Samba de Campos, Marcelo Velasco. Também estiverem presentes os vereadores Igor Pereira (Solidariedade) e Luciano Rio Lu (PDT).

*Por Lohaynne Gregório - Câmara Campos
10/09/2021

Fonte: Ascom

Comunicar erro
ABRIL AZUL

Comentários