Foto Cezar Fernandes
A comemoração das duas décadas do maior festival de jazz e blues da América Latina chega às telas em grande estilo. No sábado, 29 de março, o documentário "Da Areia da Praia à Cidade do Jazz: 20 Anos do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival" será exibido gratuitamente na Concha Acústica, trazendo ao público uma viagem pela história desse evento icônico produzido pela Prefeitura de Rio das Ostras.
A produção revisita momentos marcantes, desde os primeiros acordes na orla da Cidade até a consagração internacional do Festival, que se tornou referência no gênero. Com depoimentos exclusivos de artistas, produtores e organizadores, o documentário revela bastidores inéditos e imagens de arquivo que ajudam a contar essa trajetória de sucesso.
A direção do filme é assinada por Cezar Fernandes, com produção executiva de Paulo Moreira, ambos diretores da produtora que, desde 2020, realizam a cobertura oficial do evento. A relação da dupla com o Festival, no entanto, vai além do documentário. Os dois também possuem uma trajetória ligada à música, seja pela fotografia, seja pela relação com a música, o que, segundo os organizadores, foi um diferencial na construção do documentário. O olhar atento de quem já viveu o evento de diferentes formas permitiu que a produção captasse não apenas a grandiosidade dos shows, mas também a atmosfera dos bastidores e a essência artística presente em cada edição.
Cezar Fernandes, documenta desde 2006, todas as edições de forma ininterrupta, consolidando o maior acervo fotográfico do evento.
"Reunir o material para produção de um documentário sobre o Rio das Ostras Jazz e Blues Festival é uma oportunidade única de reviver histórias fantásticas desses quase 20 anos de cobertura fotográfica que faço do evento, além de conhecer novas histórias contadas pelos personagens que reunimos durante a gravação. São essas histórias que nos mostram o porquê do Rio das Ostras Jazz e Blues Festival ser o maior e mais importante evento do gênero na América Latina", afirma o diretor.
Para Paulo Moreira, que já viveu momentos icônicos na carreira de músico, com duas restrições ao Grammy Latino e os prêmios da Música Brasileira e Multishow, entrega um trabalho de pesquisa sobre o Festival tem uma importância histórica. "É muito gratificante produzir uma obra iniciada sobre o maior Festival da Cidade que eu fui criado. Vi esse evento crescer, já fiz parte do casting enquanto músico e hoje tenho a honra de fazer parte da sua produção. Entregamos um material que mantém parte importante da memória de Rio das Ostras", contou o produtor.
A produção do documentário contorno com roteiro e edição de Luke de Aguiar, assistência de produção de Renata Cabral, assistência de fotografia de Heloise Fang e design gráfico de Marcelo Quirino.
O projeto foi viabilizado por Lei Paulo Gustavo e realizado em coprodução pela Artphoto Studio e Like Produtora, com apoio da Azul Produções, Fundação Rio das Ostras de Cultura e Prefeitura Municipal de Rio das Ostras.
SERVIÇO
Exibição do documentário "Da Areia da Praia à Cidade do Jazz: 20 Anos do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival"
Local: Concha Acústica – Praça São Pedro – Centro
Data: 29 de março (sábado)
Horário: 19h
Entrada gratuita – Classificação livre
Fonte: Ascom