No acumulado de janeiro a outubro, no entanto, números seguem positivos na região
O emprego formal desacelerou forte em outubro último no Norte Fluminense, devido ao fim da safra da cana de açúcar na região. A informação é do projeto Conjuntura Econômica Fluminense (Coneflu), com base nos últimos dados levantados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo os dados, foram eliminadas 1.227 vagas no mês, puxadas por Campos, São Francisco de Itabapoana e também São João da Barra, que registrou contribuição para o quadro.
No acumulado de janeiro a outubro, no entanto, o saldo na região segue positivo, em 9.677 vagas de emprego, com liderança de Macaé, com 7.197 vagas, seguido de Campos, com 3.603. Na contramão, São João da Barra aparece com a eliminação de 1.661 vagas no período.
"Apesar dessa sazonalidade do setor sucroalcooleiro, com a safra de apenas cinco meses, é importante para a economia da região, porque funciona no contexto de uma cadeia. Mas é importante pensar e planejar atividades que envolvam novas cadeias produtivas, para gerar empregos de melhor qualidade e salários mais altos. Campos tem um setor de serviços muito fraco, com baixos salários, por isso é importante planejar não apenas um negócio isoladamente. É importante pensar na integração agricultura, comércio, indústria e serviços funcionando com a dinâmica de cadeias", afirma o economista e professor da UENF, Alcimar Chagas.
Por setores
Na avaliação setorial, considerando os principais municípios da região, que são Campos, Macaé, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, as atividades de serviços lideram a geração de empregos no período, com 5.871 vagas acumuladas no total. Em seguida vêm as atividades industriais, com a geração de 2.910 vagas; as atividades comerciais, com a geração de 1.046 vagas, e a agropecuária, com 141 vagas no período.
De janeiro a outubro deste ano, o Estado do Rio de Janeiro gerou o total de 149.074 vagas de empregos no acumulado. Em todo o país, no mesmo período, as vagas geradas somam o total de 2.117.473 vagas.
Fonte: Redação