No próximo sábado, dia 23, Quissamã sediará uma programação especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O evento "Feijoada Cheiro de Cici" acontecerá no Quilombo de Machadinha, com agenda de atividades culturais, educativas e gastronômicas. A organização é da Associação de Remanescentes de Quilombo de Machadinha (Arquima) e do Grupo de Jongo Tambores de Machadinha, em parceria com a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas para Igualdade Racial e da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer.
O Complexo Cultural Fazenda Machadinha representa a história quilombola da região, e abrange as comunidades de Machadinha, Mutum, Bacurau, Sítio Santa Luzia e Sítio Boa Vista. Juntas, essas comunidades abrigam 993 quilombolas, cerca de 5% da população de Quissamã, reforçando a importância do evento como um momento de valorização da memória e da identidade afro-brasileira.
"O Dia da Consciência Negra é um momento importante de reflexão para nós, simbolizando a resistência do povo quilombola. A nossa festa é tradicional, sendo um dia marcado pela emoção, reforçando a força da nossa história e cultura", destaca Jovana Azevedo, coordenadora de Políticas para Igualdade Racial.
A programação inclui exposições de artesanato e agricultura, debates, lançamentos de cursos e manifestações culturais como o tradicional Jongo, além de uma feijoada preparada especialmente para o evento. Todas as atividades reforçam o compromisso com a preservação e a celebração das tradições afro-brasileiras.
Dia 23 - Sábado
09h - Café Quilombola
10h - Roda de conversa: "Mais amor e menos guerra: fortalecendo a luta pela igualdade"
10h30 - Lançamento do e-book Guia Pedagógico Escolar Quilombola nº 2
12h - Almoço com feijoada
12h - Música ao vivo com Pagode a Dois
14h - Oficina de contação de históriasFonte: Ascom